Cuiabá, domingo, 28/04/2024
21:54:38
informe o texto

Notícias / Política

03/06/2023 às 17:50

Janaina vê empenho pessoal de Mauro em aprovar PL que proíbe venda de peixe de rios do Estado

"Ele chegou a ligar para alguns parlamentares", contou a deputada

Da Redação - Luíza Vieira / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Janaina vê empenho pessoal de Mauro em aprovar PL que proíbe venda de peixe de rios do Estado

Foto: JL Siqueira/ALMT

A presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Janaina Riva (MDB), disse que o governador Mauro Mendes (União) tem se empenhado pessoalmente para emplacar o projeto polêmico que visa proibir por cinco anos a comercialização de peixes nos rios do Estado. "Ele chegou a ligar para alguns parlamentares", disse a deputada.

“O governo conta que tem apoio suficiente, essa é uma pauta do governador Mauro Mendes e ele vem trabalhando essa questão do fomento ao turismo. Ele chegou a ligar para alguns parlamentares falando que a gente vem perdendo turistas para a Argentina, que está recebendo 200 mil brasileiros por ano, que tem depoimentos do Araguaia, por exemplo, que se tornou uma referência, porque, hoje, a referência maior que nós temos da pesca mais cara de Mato Grosso está no Araguaia e em Alta Floresta, onde já se pratica o pesque e solte”, argumentou Janaina.

O projeto em questão prevê a proibição de transporte, armazenamento e comercialização do pescado em todos os rios do Estado por cinco anos. E gerou polêmica na sessão de quarta-feira (31) devido a opiniões divergentes entre os deputados em virtude do prejuízo de pescadores quanto à proposta

Leia também - Em sessão acalorada, Assembleia Legislativa aprova PL da Pesca em primeira votação

O argumento do governo para que a pauta ganhe adesão por parte do legislativo se refere à possibilidade de ampliar o campo turístico no Estado no cenário da pesca. 

“Então, o governador tem essa visão de ampliar a ação do turismo, inclusive como fonte de renda para os pescadores profissionais. Então, Mauro é uma pessoa visionária que está muito ligada a isso e eu tô vendo que ele está empenhado em tentar fazer o projeto ser analisado”, argumenta a deputada.

O PL sugere que pescadores recebam auxílio pecuniário com duração de três anos, contados a partir de 2023 nos seguintes valores: um salário mínimo no primeiro ano; 50% do salário mínimo no segundo ano; 25% do salário mínimo no terceiro ano.

A presidente é contra o imediatismo do governo frente à pauta 'urgente-urgentíssima', mas defende que prefere que os pormenores da questão sejam debatidos arduamente durante pelo menos 15 dias para que, enfim, haja um consenso para que a proposta tenha logo uma solução.

“Acho que essa discussão é melhor ser feita em 15 dias de forma árdua e diária do que a gente não votar. E aí a Assembleia toma a melhor decisão”, defende a parlamentar.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Paulo nunes de Souza 03/06/2023 às 00:00

    Nada mais vejo como interesse nesse projeto do governo do estado como desculpa para implantação das usinas PCH e inventou essa desculpa prejudicando principalmente a região pantaneira, que o povo grave bem os nomes dos deputados e do governo para às próximas eleições fica a dica.

 
Sitevip Internet