Cuiabá, sábado, 04/05/2024
00:05:16
informe o texto

Notícias / Política

01/06/2023 às 07:49

Preferência de Janja pode definir a disputa entre PF e militares sobre quem vai cuidar da segurança de Lula

Por decreto presidencial, a PF ficaria com a segurança direta de Lula, Janja, dos filhos do presidente e o vice Geraldo Alckmin até 30 de junho

De Brasília - Ângelo Nascimento

Preferência de Janja pode definir a disputa entre PF e militares sobre quem vai cuidar da segurança de Lula

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) deve vencer a queda de braço com os militares e ficar definitivamente com a segurança pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Segundo fontes, a primeira-dama Janja Lula da Silva tem dito que prefere manter a segurança direta da família sob os cuidados da PF, o que deve acentuar o desentendimento entre a corporação e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que defende que a segurança do presidente volte a ser feita por militares.

Pelo decreto que criou a Secretaria Extraordinária de Segurança do presidente, a PF ficaria com a segurança direta de Lula, Janja, dos filhos do presidente e do vice Geraldo Alckmin (PSB) até o dia 30 de junho. A mudança gerou mal-estar no Ministério da Defesa e no GSI e afetou o dia a dia de policiais federais e militares. 

A PF, inclusive, chegou a apresentar um estudo a Lula na tentativa de manter a segurança pessoal do presidente. No documento, a corporação argumenta que a presença de militares no dia a dia das decisões políticas - acompanhando intimamente o presidente - é um desvirtuamento e pode comprometer a estrutura democrática e institucional.

Historicamente, a função sempre foi desempenhada pelo GSI, mas após os atos de 8 de janeiro, quando extremistas invadiram o Palácio do Planalto e os prédios do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, o órgão passou a ser visto com desconfiança por Lula e integrantes do governo. À época, o presidente chegou a declarar que estava convencido de que as portas do Planalto foram deliberadamente abertas durante a invasão.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet