Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
00:09:19
informe o texto

Notícias / Política

12/06/2023 às 17:58

Janaina é presidente e Max Russi corregedor de comissão que julgará Cattani

Max Russi e Júlio Campos, seu substituto, terão 30 dias para apreciar pedidos de punição por quebra de decoro

Jardel P. Arruda

Janaina é presidente e Max Russi corregedor de comissão que julgará Cattani

Foto: Angelo Varela / ALMT

Está definido: A deputada estadual Janaina Riva (MDB) é a presidente e o deputado Max Russi (PSB), o corregedor da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, constituída na tarde desta segunda-feira (12), para julgar o processo de quebra de decoro do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), o qual gravou vídeo pedindo desculpas a vacas por tê-las comparado a mulheres feministas. 

A decisão foi tomada depois das 17h30, após os nomes dos titulares já terem sido divulgados previamente. Também foram definidos Julio Campos (União) como corregedor substituto e o deputado Wilson Santos (PSD) como vice-presidente do colegiado. Completa a comissão Elizeu Nascimento (PL) como membro.

Com isso, caberá ao deputado Max Russi elaborar um parecer sobre a conduta de Gilberto Cattani, o qual poderá recomendar absolvição ou punição ao parlamentar do Partido Liberal, que pode variar entre advertência e cassação do mandato. 

Russi e Júlio Campos, em substituição, terão prazo de 30 dias para apreciarem os pedidos de análise de quebra de decoro feitos pela Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso e pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

Já à deputada Janaina Riva ficará a incumbência de comandar os trabalhos da comissão, o que significa marcar os encontros, encaminhar votações e mediar as discussões possíveis na comissão. Uma das situações que pode caber a ela decidir é quanto à participação de Wilson Santos no processo, visto que ele e Cattani tiveram uma discussão pública na tribuna da Assembleia Legislativa.

Também ficaram definidos os membros suplentes da comissão. Veja lista completa abaixo:

Titulares

Dep. Janaina Riva (MDB)  –Presidente. 

Dep. Max Russi (PSB) – Corregedor. 

Dep. Júlio Campos (União) – Corregedor Substituto

Dep. Wilson Santos (PSD) – Vice-presidente.

Dep. Elizeu Nascimento (PL)

Suplentes

Dep. Dr. João. (MDB)

Dep. Dr. Eugênio. (PSB)

Dep. Paulo Araújo. (PP)

Dep. Diego Guimarães. (Republicanos)

Dep. Cláudio Ferreira. (PTB)
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet