Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
03:12:00
informe o texto

Notícias / Política

13/06/2023 às 09:16

Em nota oficial, Fávaro orienta deputados do PSD a votar contra PL da Pesca

Assinado pelo próprio ministro da Agricultura e Pecuária, a nota afirma que o PL 1.363/2023 possui graves vícios e prejuízos irreparáveis à categoria do pescador profissional

Paulo Henrique Fanaia

Em nota oficial, Fávaro orienta deputados do PSD a votar contra PL da Pesca

Foto: Reprodução

O Partido Social Democrático em Mato Grosso (PSD) emitiu uma nota oficial assinada pelo próprio presidente estadual da sigla e ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, orientando os deputados estaduais a votarem contra o projeto de lei estadual que institui a proibição por cinco anos de transporte, comercialização e armazenamento de pescados em todo o estado. De acordo com a nota, o PL 1.363/2023 possui “graves vícios e causa prejuízos irreparáveis a categoria do pescador profissional, violando a Constituição Federal e Estadual.”
 
A nota surge para colocar mais lenha na fogueira no debate acalorado que se instalou na Assembleia Legislativa há duas semanas, puxado por Wilson Santos (PSD).

O partido se reuniu na sexta-feira (9) para debater sobre o projeto de lei. Entre as discussões, foi destacado que o chamado “PL do Transporte Zero”, não possui projeto técnico, não foi submetido à avaliação do Conselho Estadual da Pesca e nem aos povos originários.
 
“Após as discussões, verificou-se que o Projeto de Lei nº. 1363/2023 contém graves vícios e causa prejuízos irreparáveis à categoria do pescador profissional, violando a Constituição Federal e Estadual. Dentre as irregularidades e ilegalidades foram citados os seguintes aspectos: 1 - O Projeto de Lei nº 1363/2023 não possui Projeto Técnico; 2 - O PL nº. 1363/2023 não foi submetido à avaliação do Conselho Estadual da Pesca - CEPESCA-MT; 3 O PL nº. 1363/2023 não consultou os povos originários, conforme estabelece a convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT); 4 O PL nº. 1363/2023 desrespeita o direito adquirido dos profissionais da pesca (art. 170 da Constituição Federal)”, diz trecho da nota.
 
Ao final, a nota orienta que os deputados Wilson Santos e Reck Júnior votem contra a aprovação da lei. Na manhã desta terça-feira (13), acontece uma audiência pública para debater sobre o tema. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet