Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
03:50:21
informe o texto

Notícias / Política

15/06/2023 às 11:07

Emanuelzinho e Flavinha votam a favor de projeto que ‘blinda’ alvos políticos e ministros do STF

José Medeiros não registrou voto e todos os demais deputados federais de MT votaram contra o texto

Jardel P. Arruda

Emanuelzinho e Flavinha votam a favor de projeto que ‘blinda’ alvos políticos e ministros do STF

Foto: Arquivo Câmara dos Deputados

O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (MDB) e a deputada federal Flavinha (MDB) foram os únicos da bancada de Mato Grosso a votar a favor do projeto de lei que propõe criminalizar a discriminação de pessoas "politicamente expostas", o qual foi aprovado na noite dessa quarta-feira (14). Além de políticos com mandato, a lei protege também ministros do Supremo Tribunal Federal, magistrados em geral, e seus familiares.

A proposta, nº 2720/2023, entrou em regime de urgência já na noite de quarta e foi aprovada sem aviso prévio de que estaria na pauta de discussão. Nos bastidores de Brasília, a leitura que se faz é de um projeto de lei para proteger políticos envolvidos na Operação Lava-Jato.

O texto prevê pena de 2 a 4 anos de prisão e multa para quem se negar a abrir contas e oferecer empréstimo a políticos e familiares alvos de escândalos de corrupção.

Fica vedado "negar a celebração ou a manutenção de contrato de abertura de conta corrente, concessão de crédito ou de outro serviço, a qualquer pessoa física ou jurídica, regularmente inscrita na Receita Federal do Brasil, em razão da condição de pessoa politicamente exposta ou de pessoa que esteja respondendo a investigação preliminar, termo circunstanciado, inquérito ou a qualquer outro procedimento investigatório de infração penal, civil ou administrativa, ou de pessoa que figure na posição de parte ré de processo judicial em curso”, consta do texto da proposta.

José Medeiros não registrou voto.


Confira abaixo como os deputados de Mato Grosso votaram:

Abilio Brunini    Não

Amália Barros    Não

Coronel Assis    Não

Coronel Fernanda    Não

Fabio Garcia    Não

Flavinha    Sim

Emanuel Pinheiro Neto    Sim
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Nisaldo da Silva Sobrinho 15/06/2023 às 00:00

    O povo merece o político que tem! Pior que esses políticos só os que os elegeram. Povão tem que pastar mesmo.

 
Sitevip Internet