Cuiabá, quinta-feira, 02/05/2024
15:16:25
informe o texto

Notícias / Política

24/06/2023 às 17:36

Lúdio afirma que Comissão de Ética errou ao afastar Wilson de processo contra Cattani

Líder do bloco Experiência afirma que decisão abre precedentes para tumulto

Jardel P. Arruda

Lúdio afirma que Comissão de Ética errou ao afastar Wilson de processo contra Cattani

Foto: Angelo Varela / ALMT

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) afirma que a Comissão de Ética da Assembleia Legislativa cometeu um erro ao afastar o deputado Wilson Santos (PSD) do processo disciplinar contra o deputado Gilberto Cattani (PL). Líder do Bloco Experiência e Trabalho, o deputado do PT reforçou que a indicação do grupo deveria ter sido respeitada.

Wilson foi afastado do caso após Gilberto Cattani ter impetrado pedido de suspeição contra o deputado do PSD. O parlamentar do PL e Wilson discutiram publicamente no plenário da Assembleia Legislativa.

“A decisão que a Comissão de Ética tomou, em minha opinião, ao retirar o deputado Wilson Santos do processo disciplinar contra o deputado Cattani foi um erro. O deputado foi indicado por um bloco partidário, sou o líder desse bloco, nós fizemos essa indicação. Na nossa posição essa decisão foi equivocada. Foi tomada por uma representação tomada pelo deputado Cattani para tumultuar o processo”, disse Lúdio.

Agora, o parlamentar acredita que foi aberto precedente para o próprio Wilson Santos solicitar a suspeição dos outros parlamentares. “Se você abre essa margem em desrespeito ao regimento interno, ao código de ética, você cria a possibilidade do deputado Wilson Santos fazer esse questionamento”, argumentou.

Wilson Santos prometeu apresentar representação contra protocolizar requerimento de suspeição contra os deputados Elizeu Nascimento (PL), Júlio Campos (União) e Janaina Riva (MDB), em relação ao processo ético disciplinar do deputado estadual Gilberto Cattani.

De acordo com informações do gabinete de Wilson Santos, o pedido de afastamento de Janaina e de Júlio é justificado porque ambos declararam seus votos antecipadamente. Já o de Elizeu seria uma analogia na previsão das regras da Câmara dos Deputados, a qual estabelece que um parlamentar não pode julgar um colega do mesmo partido.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet