Cuiabá, domingo, 28/04/2024
13:58:12
informe o texto

Notícias / Política

08/08/2023 às 07:41

QUALIDADE RUIM

Cobertura de celular em Mato Grosso tem déficit de mais de 50% de estações de rádio

Número levantado pela CPI da Telefonia toma como base nível de qualidade sugerido pela Abrintel

Jardel P. Arruda

Cobertura de celular em Mato Grosso tem déficit de mais de 50% de estações de rádio

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Mato Grosso tem um déficit de 1.922 estações de rádio base (ERB) para ter uma cobertura de telefonia celular considerada aceitável, conforme parâmetro estipulado pela Associação Brasileira de Infraestrutura em Telecomunicações (Abrintel).

Conforme a organização, são necessários 1 ERB para cada 1 mil habitantes. Isso significa que Mato Grosso precisaria ter 3.562 ERBs, mas o número atual é de 1.641 estações de rádio base, ou seja, 54% a menos do que o necessário para uma cobertura aceitável.

O parâmetro da Abrintel ainda está aquém do exigido por outros países, como China, onde são 370 ERBs para cada 1 mil habitantes. Os dados foram levantados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia, presidida pelo deputado Diego Guimarães (Republicanos).

Contudo, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), assim como o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e Conectividade (Conaxis), não utilizam esses parâmetros. “Nós entramos num confronto. A Anatel muitas vezes tem resistência, a Conexis também, quanto ao que é aceitável como a área de cobertura”, disse Diego Guimarães.

De acordo com fala do gerente da Anatel em Mato Grosso, Joberto Araújo, durante reunião da CPI da Telefonia, os dados sobre cobertura de domicílios são mais objetivos para analisar a qualidade do serviço de cobertura. Nesse aspecto, as empresas de telefonia garantem mais de 80% das residências com subcobertura, que é o exigido pela Anatel.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet