Cuiabá, sábado, 27/04/2024
20:34:52
informe o texto

Notícias / Política

07/08/2023 às 18:15

RELAÇÃO HARMÔNICA

Com um mês à frente da Casa Civil, Fábio Garcia promete intensificar interlocução com a AL

Veto no PL do Transporte Zero, emendas parlamentares e LDO estão na pauta da negociações

Renan Marcel

Com um mês à frente da Casa Civil, Fábio Garcia promete intensificar interlocução com a AL

Foto: Mayke Toscano/Secom

Prestes a completar oficialmente um mês à frente da Casa Civil, o secretário Fábio Garcia (União Brasil) aposta em uma maior interação com a Assembleia Legislativa neste segundo semestre, após o fim do recesso parlamentar. Na pauta da AL, o deputado federal e aliado de primeira hora do governador Mauro Mendes (União) vai enfrentar, de imediato, a apreciação do veto ao projeto do Transporte Zero. Além disso, há o pagamento das emendas parlamentares e as discussões orçamentárias, como a LDO.

Tudo isso dentro de um cenário de rivalidade com o presidente do Legislativo, deputado Eduardo Botelho, do mesmo partido. 
 
"Tenho cumprido a missão determinada pelo governador de poder fazer essa interlocução entre os Poderes e manter essa harmonia, esse respeito e diálogo que existe, buscando garantir a eficiência máxima ao Executivo. Acredito que a partir de agora que a Assembleia está retomando as suas atividades legislativas, nós vamos ter uma interação muito maior entre a Assembleia e a Casa Civil. E eu espero poder contribuir para que essa relação harmônica possa permanecer e que os projetos importantes para a sociedade possam ser aprovados e tramitar naquela Casa de Leis", comentou Fábio à imprensa nesta segunda-feira (7). 
 
Como Fábio detém o favoritismo de Mauro dentro do União Brasil, a disputa entre o presidente da AL e o deputado federal e agora secretário da Casa Civil tem "forçado" Botelho a buscar a viabilidade de sua candidatura em outras legendas e ele já recebeu convites de filiação do PSB, PSD, Republicanos e MDB.

Ao mesmo tempo, corre nos bastidores a informação, já defendida por membros do União, de que o nome a ser escolhido irá passar pelo crivo das pesquisas eleitorais. Fábio foi questionado sobre o assunto, mas disse que desconhece informações sobre a data de quando o levantamento será realizado. "A gente não falou até agora dentro do União Brasil da contratação de pesquisa com fins eleitorais. Eu acredito que o governador [presidente do partido] queira deixar para o ano que vem", disse.
 
Sobre a relação com a AL, o próprio Botelho já havia comentado o assunto, descartando uma grande interação de Fábio Garcia com ele. Isso, porque na opinião do deputado estadual, o secretário da Casa Civil irá interagir mais com os outros parlamentares estaduais.

"A relação com o secretário da Casa Civil, ela é muito pouca com o presidente. É muito mais com os deputados. Com o presidente não tem quase nada. Não tem muita coisa para eu tratar com ele. Agora, os deputados sim, porque não sou eu quem vai decidir voto. É ele que tem que convencer, não sou eu que tem que convencer os deputados", lembrou Botelho. 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet