Cuiabá, domingo, 28/04/2024
00:50:36
informe o texto

Notícias / Política

08/08/2023 às 12:02

HONRA À HISTÓRIA

Juarez defende Bezerra na chefia do MDB pela última vez, mas com espaço para Emanuelzinho

Partido vinha rachado entre o grupo de Bezerra e Juarez e chega às eleições internas com a consolidação do ex-deputado federal

Da Redação - Renan Marcel / Reportagem local - Jardel P. Arruda

Juarez defende Bezerra na chefia do MDB pela última vez, mas com espaço para Emanuelzinho

Foto: Câmara dos Deputados

O deputado federal Juarez Costa afirmou que a composição da nova diretoria do MDB em Mato Grosso será determinada pela executiva nacional. Já é dado como consenso que o ex-deputado federal e atual presidente da legenda, Carlos Bezerra, deva permanecer no cargo por mais um mandato de dois anos, encerrando assim sua trajetória como o maior líder do partido no estado. As declarações do parlamentar foram dadas na manhã desta terça-feira (8).

Depois, o destino de Bezerra é a presidência de honra da sigla. Ao mesmo tempo, as negociações em busca de um consenso no MDB tendem a garantir espaço tanto para Juarez quanto para o deputado federal Emanuelzinho. Na segunda-feira (7), a deputada estadual Janaina Riva adiantou a informação de um convite para Juarez ser vice de Bezerra. O partido deve realizar a votação na próxima semana. 

"Acho que até sexta-feira deve haver um entendimento. Ainda não tem nada definido e a composição está vindo de Brasília para cá. Acho que tem que haver um entendimento aqui e vocês vão concordar comigo: o Bezerra está há 50 anos no partido. Ele construiu uma história e foi tudo dentro do partido e é preciso que ele tenha mais um mandato para encerrar sua carreira. A gente entende muito bem isso. Esse cara é a história e a gente tem que entender isso", defendeu Juarez. 

Por outro lado, ele também conta que o principal ponto de divergência é a briga por espaço dentro dessa composição, mas a "arte de dialogar" vai trazer consenso. "Nada mais natural do que fazer uma composição com os dois federais e a gente entender que quem está na presidência tem história e precisa finalizar isso".

Juarez defende respeito ao seu colega de bancada na Câmara Federal e diz acreditar que Emanuelzinho ainda vai sentar essa semana para o arranjo final da composição. 

O partido segue em um racha por conta, principalmente, da briga entre os grupos da deputada Janaina Riva e do prefeito Emanuel Pinheiro. A parlamentar chegou a reclamar, inclusive, de algumas interferências da Executiva Nacional em favor do chefe do Executivo da capital, como a ação movida pelo partido contra a intervenção na saúde de Cuiabá

E com isso, a crise se acentuou com Juarez tomando frente neste embate, chegando, inclusive ameaçar colocar o nome para uma disputa direta com o 'ad aeternum' presidente do MDB, Carlos Bezerra. Tudo para garantir que a bancada federal tivesse espaço, uma vez que atualmente o grupo de Janaina teria mais influência sobre o ex-deputado federal, com a parlamentar de vice. 

Ao que tudo indica, as arestas devem ser aparadas e o partido deverá agora acolher Juarez na vice-presidência, com espaço para Emanuelzinho. Já Janaina parece não estar mais tão engajada na briga, pode acabar deixando a legenda, apesar de ter recusado convite para migrar para o Republicanos
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet