Cuiabá, sábado, 04/05/2024
23:47:02
informe o texto

Notícias / Política

23/08/2023 às 18:59

PROJETO DE LEI

Deputada propõe validade indeterminada para laudos de deficiências permanentes em MT

Proposta foi apresentada durante sessão desta quarta-feira (23)

Leiagora

Deputada propõe validade indeterminada para laudos de deficiências permanentes em MT

Foto: Jardel Silva

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) apresentou, durante sessão desta quarta-feira (23), projeto de lei que trata sobre a validade dos laudos médicos atestando deficiências permanentes emitidos por profissionais médicos do sistema de saúde pública de Mato Grosso. A ideia é que os laudos médicos que tipifiquem deficiências permanentes, emitidos por profissionais médicos do sistema de saúde pública do Estado de Mato Grosso, mediante perícia, passem a ter validade indeterminada perante os órgãos.

Pelo texto do projeto, entende-se por deficiência permanente aquela que tenha ocorrido ou se estabilizado por período de tempo ou em condições que tornem a probabilidade de recuperação ou alteração inexistente ou extremamente remota, a critério do profissional médico examinador.

“Esse projeto visa facilitar a vida da pessoa com deficiência permanente, evitando a desnecessária renovação periódica dos laudos médicos que comprovam tal deficiência. Não são raras as vezes em que a pessoa com deficiência permanente é obrigada a reapresentar laudo médico atualizado para fazer jus aos serviços públicos, à concessão de benefícios fiscais ou assistência social. Como o próprio nome já diz, trata-se de invalidez permanente devidamente classificada junto a Organização Mundial de Saúde e que, portanto, não carece de procedimento burocrático que busque a renovação de sua condição”, explica a parlamentar.

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet