Cuiabá, sexta-feira, 10/05/2024
07:57:41
informe o texto

Notícias / Política

18/09/2023 às 11:23

AFETOU O BOLSO

Para acomodar dois novos vereadores, Câmara terá que reduzir despesas

A informação é do atual presidente do Legislativo, vereador Chico 2000, que apresentou os impactos financeiros da criação das duas vagas que valerão para 2025

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Para acomodar dois novos vereadores, Câmara terá que reduzir despesas

Foto: Paulo Henrique Fanaia / Leiagora

A Câmara de Cuiabá terá que reduzir gastos para garantir a criação de duas novas cadeiras de vereadores na próxima legislatura. A informação é do atual presidente do Legislativo, vereador Chico 2000 (PL), que frisa que o impacto financeiro para a criação dessas novas vagas foi feito com base no atual valor do duodécimo.

Isso porque, segundo ele, não há como prever o orçamento da Casa para os próximos anos. isto porque a mudança tambémn só valeria para 2025, após a próxima eleição. Desta forma, o parlamentar frisa que, se o orçamento permanecer o mesmo em 2024, será necessário cortar gastos.

“Nós utilizamos os números de hoje e é natural que algumas adequações precisarão ser feitas, algumas despesas precisarão ser contidas para que nós tenhamos espaços. Mas deixando claro que não há qualquer espécie de aumento para o poder público municipal, isso será dissolvido no próprio orçamento da câmara que vem para a casa seja com 25 ou com 27 vereadores”, explicou.

O relatório de impacto financeiro da criação de duas novas cadeiras foi apresentado aos demais vereadores na manhã desta segunda-feira (18), durante reunião do Colégio de Líderes.

A necessidade de corte de despesas foi repassada aos parlamentares, uma vez que ele deverá ser implementado pela próxima gestão. “Eu tinha essa preocupação em razão que, primeiro, para aprovar uma matéria dessas nós temos que ter a declaração do ordenador e por conta disso precisávamos desse levantamento. Segundo, porque eu não sei quem será o presidente em 2025. Então, eu preciso ser responsável e não posso deixar um gatilho para que o próximo presidente acabe se prejudicando”, completou.

Apesar disso, Chico garante que a medida não fere com os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), e obteve o aval dos demais vereadores para dar sequência nos tramites do processo.

As vagas, de acordo com o presidente, serão criadas por meio de um projeto de lei que irá alterar a Lei Orgânica do Municipal. A matéria já será lida na sessão ordinária desta terça-feira (19), e apreciada, em primeira votação, na sessão extraordinária de quinta-feira (21).

“Apresentamos o impacto e decidimos que vamos alterar a Lei Orgânica, não será por lei complementar, em razão disso muda a forma de votação, porque há um interstício de 10 dias entre uma votação e outra. Então, faremos a leitura amanhã, a primeira votação na quinta e a segunda votação no dia 3 de outubro”, finalizou.

Os parlamentares precisam garantir a votação até o dia 6 de outubro para que possa valer para a próxima eleição.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet