Cuiabá, domingo, 28/04/2024
12:59:28
informe o texto

Notícias / Judiciário

25/09/2023 às 16:49

MAIOR TRANSPARÊNCIA

Tribunal de Justiça lança Painel de Audiências para acompanhamento de pautas em tempo real

Plataforma será disponibilizada nos sites de audiências do primeiro grau e, futuramente, no aplicativo do TJMT

Leiagora

Tribunal de Justiça lança Painel de Audiências para acompanhamento de pautas em tempo real

Foto: TJMT

O Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), por meio do Laboratório de Inovação - InovaJusMT, começa, nesta segunda-feira (25), a implementação de um novo recurso tecnológico com o objetivo de proporcionar maior transparência e agilidade no acompanhamento das audiências judiciais. Trata-se do Painel de Audiências, que mostrará em tempo real a pauta do dia. É uma plataforma que será disponibilizada nos sites de audiências do primeiro grau e, futuramente, no aplicativo do TJMT, além de ser veiculada em TVs e monitores nas unidades judiciais.
 
A iniciativa surge para aperfeiçoar as informações sobre as audiências em andamento, o que frequentemente resulta em uma demanda excessiva de atendimento nas secretarias das varas. A falta de informação acerca de qual audiência está sendo realizada faz com que os agentes envolvidos (advogados, defensores públicos, partes, promotores de justiça e servidores públicos) entrem em contato para se informarem, principalmente em relação aos atos praticados por videoconferência, gerando uma grande demanda de atendimento às secretarias das varas.
 
Embora o TJMT já disponha do aplicativo ClickJud, que oferece acesso à pauta das sessões de julgamento e das audiências das unidades judiciárias, muitas vezes a ordem cronológica da pauta não está claramente especificada; tampouco a situação atual dos atos é informada, como: se já foram realizados, estão em andamento, pendentes ou cancelados.
 
Com o novo Painel de Audiências em tempo real, espera-se que essas lacunas sejam preenchidas, fornecendo informações atualizadas de forma clara e acessível para todos os usuários do sistema.
 
A coordenadora do InovaJusMT, juíza Viviane Brito Rebello, ressaltou a importância dessa iniciativa para a modernização do sistema judiciário e o aprimoramento da comunicação com os operadores do Direito e o público em geral. "Com o Painel de Audiências, buscamos promover uma maior transparência, agilidade e eficiência no acompanhamento das pautas judiciais. Essa inovação ajudará a aprimorar a prestação de serviços jurisdicionais em nosso estado".
 
A ferramenta está em implementação e passa a ser utilizada em unidades piloto nesta segunda-feira (25), nos juizados especiais de Várzea Grande, atendidos pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, Cejusc. Em breve o 3º Juizado Especial Criminal de Cuiabá também passará a utilizar a ferramenta, fazendo parte do projeto piloto.
 
“Hoje temos muitas audiências que ocorrem de forma simultânea e essa inovação irá auxiliar muito os conciliadores, pois não precisaremos falar com eles o tempo todo para saber que audiência estão realizando naquele momento. Hoje, o advogado fica na espera e não recebe informações de que audiência está ocorrendo, se a dele está atrasada ou não; então, com essas informações no Painel, eles irão ficar mais seguros e poderão se programar de acordo com as pautas que tiverem para cumprir. Será bom para o advogado, para o conciliador e para o servidor. Temos muitas salas para coordenar e, com o Painel, teremos essas informações de forma simples, desafogando o tempo e trabalho de todos”, pontuou a gestora do Cejusc dos Juizados Especiais Cíveis da Capital, Raniele Silva Farias.
 
Com essa medida, o TJMT e seu Laboratório de Inovação reafirmam seu compromisso com a modernização e transparência, buscando garantir uma justiça ainda mais acessível e eficiente para todos.
 
Link para visualizar o painel

 
Com informações do TJMT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet