Cuiabá, domingo, 26/05/2024
08:30:34
informe o texto

Notícias / Política

26/09/2023 às 19:05

COBRANÇA PÚBLICA

Em lançamento de obras da BR-158, prefeitos cobram ministros por Marco Temporal

Nem mesmo uma obra esperada há 40 anos impediram os prefeitos também de se posicionar contra nova unidade de conservação das áreas úmidas do Araguaia

Da Redação - Jardel P. Arruda / De Porto Alegre do Norte - Paulo Henrique Fanaia

Em lançamento de obras da BR-158, prefeitos cobram ministros por Marco Temporal

À esquerda, prefeito de Porto Alegre do Norte, e à direita, prefeito de Querência

Foto: Reprodução / Instagram

Porta-vozes dos municípios no evento de assinatura da ordem de serviço das obras da BR-158 no contorno da Terra Indígena de Marãiwatsédé, os prefeitos de Querência e Porto Alegre do Norte cobraram os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e infraestrutura, Renan Filho, pelo Marco Temporal, nesta terça-feira (26).

O instrumento, que delimita uma data para criação de novas terras indígenas, foi considerado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), porém está em tramitação no Senado após já ter sido aprovado na Câmara dos Deputados.

Uma demarcação temporal é uma das principais reivindicações do segmento do agronegócio e a Região Araguaia é uma das maiores interessadas e, por isso, nem mesmo a assinatura da ordem de serviço de uma obra esperada há 40 anos evitou a cobrança.

Atual fronteira agrícola de Mato Grosso, o Araguaia é também território de disputas de terras, estudos para criação de novas terras indígenas e novas unidades de conservanção ambiental. 

“Temos duas questões ainda que afligem todos nós. Uma delas é o marco temporal. E nós pedimos de coração aos senhores ministros, senhor governador que defendam a nossa região, porque não somos contra índios. Somos todos irmãos, mas tem que ter um limite porque senão vai acabar a nossa região do Araguaia e nós não queremos isso. Somos uma região muito promissora e muito produtiva. Então precisamos dessa ajuda e também das áreas úmidas que querem criar uma reserva extra e demarcar uma área úmida”, disse o prefeito de Porto Alegre do Norte, Daniel do Lago, anfitrião do evento.

Os mesmos pedidos foram feitos em coro pelo prefeito de Querência, Fernando Gorgen, que ainda convocou todos os presentes e lideranças do Araguaia para participar de uma audiência pública a ser realizada no dia 5 de outubro na Assembleia legislativa, em Cuiabá, cujo tema será as áreas úmidas do Araguaia. 

“Pessoal de Querência da região que não tem área úmida. Hoje não é com nós, mas amanhã é com nós. Atinge a gente direta e indiretamente, toda a região do Araguaia e  Xingu. Então vamos todo mundo juntos lutar para a gente sair desse parque da área úmida, e ser produtores de grãos e de riqueza para o futuro”, conclamou Fernando.

O ministro Carlos Fávaro (PSD), responsável pela coordenação política da campanha de Lula (PT) nas eleições de 2022 junto ao agronegócio em Mato Grosso, o qual tem trabalhado para reaproximar o segmento do atual presidente, recebeu várias sinalizações positivas dos dois prefeitos, mas todas condicionadas a um posicionamento em relação ao Marco Temporal e a luta contra a criação de um parque de conservação das áreas úmidas do araguaia.

Contudo, nenhum outro prefeito beneficiado com as obras de pavimentação da BR-158 no contorno da TI Marãiwatsédé se pronunciaram -  Canabrava do Norte, Confresa, Luciara, Novo Santo Antônio, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu e Vila Rica.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet