Cuiabá, domingo, 05/05/2024
01:15:41
informe o texto

Notícias / Política

29/09/2023 às 07:56

CONTRAPONTOS

AL fará audiência sobre áreas úmidas; governador afirma que regulamentação deve ser tratada com IBGE

Reunião com lideranças do Araguaia deverá debater impactos para produtores

Da Redação - Luíza Vieira / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

AL fará audiência sobre áreas úmidas; governador afirma que regulamentação deve ser tratada com IBGE

Foto: Paulo Henrique Fanaia / Leiagora

Uma audiência pública está marcada para a próxima quinta-feira (5), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), para debater sobre áreas úmidas. O prefeito de Porto Alegre do Norte Daniel Rosa do Lago, afirmou que estará em Cuiabá junto de demais autoridades da região do Araguaia na ocasião para debater os prejuízos causados pela regulamentação de áreas úmidas da região. A audiência foi solicitada pelo deputado estadual Dr. Eugênio (PSB).

“É uma audiência pública através do nosso deputado Eugênio para a gente ir lá para questionar sobre esse assunto de criar uma reserva de áreas úmidas, áreas pantaneiras. Isso é muito preocupante porque vai pegar uma área grande de todos os municípios, inclusive Porto Alegre do Norte”, afirmou o prefeito.

Por sua vez, o governador Mauro Mendes (União) afirma que esse assunto diz respeito ao
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que demarcou os territórios, e que nem o governo e nem a Assembleia poderão solucionar a questão.

“Essas áreas úmidas se tratam de uma regulamentação feita pelo IBGE. Ele que caracteriza isso no país, não é o governo de Mato Grosso. Não é uma coisa que dependa do governador ou da Assembleia Legislativa. É o IBGE. Nós fizemos um decreto para regulamentar o uso dessas áreas úmidas e o Ministério Público judicializou e o decreto está suspenso. Isso cria uma insegurança jurídica. Mas depende do IBGE mudar essa regulamentação”, explicou Mendes.

O chefe do Executivo municipal entende que a regulamentação pode acarretar prejuízos para produtores que tiverem seus territórios demarcados como áreas úmidas.

“É uma preocupação muito grande dos produtores, do pecuarista, porque se não resolver essa questão, pode perder parte de suas áreas, que ficarão restritas à produção [...] não vai poder produzir soja, o gado só com capim nativo, não vai poder ter uma pastagem de alta qualidade”, reclama.

Conforme classificação do IBGE, área úmida é caracterizada por vegetação natural herbácea ou arbustiva, permanente ou periodicamente inundada por água doce ou salobra, o que inclui algumas regiões pantaneiras e do Araguaia.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet