Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
03:55:07
informe o texto

Notícias / Política

27/09/2023 às 18:59

CAINDO AOS PEDAÇOS

Vereador cobra melhorias em quadras de basquete após receber denúncias de precariedade

Fellipe Corrêa foi informado de que os locais estão sem condições mínimas para a prática amadora do esporte

Leiagora

Vereador cobra melhorias em quadras de basquete após receber denúncias de precariedade

Foto: Assessoria

Sem iluminação, tabelas quase despencando e piso escorregadio. Essa é a situação relatada por quem ama o basquete em Cuiabá e depende de espaços públicos para a prática. Após receber inúmeras denúncias por parte dos esportistas, o vereador Fellipe Corrêa (Cidadania) cobrou melhorias nas quadras.

A revolta de quem convive com a precariedade dos locais públicos na capital não é de hoje e a situação levou à criação de grupos organizados para tornar viável a prática esportiva na Capital.

Na última reunião da Comissão de Cultura e Patrimônio da Câmara de Cuiabá, na terça-feira (26), a partir de uma cobrança do vereador, o secretário municipal Aluízio Leite garantiu que estão em execução melhorias para os espaços de lazer. A fala do secretário repercutiu em grupos de WhatsApp e Fellipe Corrêa recebeu as demandas que serão encaminhadas ao gestor.

"Como vereador, tenho o papel de receber as demandas da população e cobrar do Executivo soluções, e viemos fazendo isso por meio do Fala Cuiabá. Em relação ao basquete, quero dizer que conheço essa realidade, que não é de hoje. Vem desde que pude participar da organização de projetos. A comunidade do basquete em Cuiabá é organizada e vem lutando por dignidade, quero expressar meu reconhecimento e dizer que, como vereador, busco fazer o papel de fiscalização, mas que todo o mérito por manter o esporte vivo em Cuiabá é dessas pessoas que estão atuando", afirmou o vereador.

Ginásio Verdinho

No local, a quadra está sem pintura adequada e com o piso derrapando, deixando em risco quem usa o espaço para qualquer atividade esportiva. Além disso, a tabela de basquete está solta e sem proteção na estrutura.

Quadra do CPA I

Já na quadra de basquete do CPA I, o local está há mais de 10 anos sem reforma. Em 2021, ele recebeu uma manutenção, que foi insuficiente para resolver os problemas. Neste ano, a comunidade se mobilizou para adquirir um novo aro, buscando parcerias com o comércio local. A partir de então, a prática esportiva vem ocorrendo com maior segurança aos cidadãos.

Nesse sentido, o secretário foi cobrado pelo vereador e respondeu que recebeu pedidos para a disponibilização de quadras por três dias da semana, reconhecendo que “através de uma contribuição do dono de uma empresa, ele mudou a tabela de basquete da quadra do CPA I”.

Quilombo

O secretário informou que, em relação à quadra do Quilombo, a externa está sendo trocada e o Ginásio Quilombo está sendo pintado e repaginado. Mas, não deu prazo para a entrega, nem informou as etapas a serem realizadas.

Nesse caso, o secretário ainda foi criticado pela comunidade do basquete que foi duramente atingida e teve suas atividades inviabilizadas a partir de uma ação da Prefeitura no Quilombo.

Segundo as denúncias que foram levadas ao vereador, as quadras externas hoje não permitem a prática de vários esportes e agora são somente quadras de tênis fixas, sem possibilidade de remoção, que inviabilizaram o uso para outros esportes. O local era usado em projetos sociais de basquete, futsal e vôlei. Entre as iniciativas que ficaram paralisadas está o esporte com pessoas com deficiência, incluindo cadeirantes.

Entre as críticas sobre a modalidade privilegiada pelo secretário, o tênis, está o fato de que não é um esporte acessível às comunidades locais que não possuem recursos financeiros para adquirir equipamentos. O custo de uma raquete de tênis varia de R$ 250 a R$ 1.200, os modelos mais baratos.

Praça Popular

A quadra é localizada próxima à Região Central, o que facilitaria o acesso a quem trabalha no Centro e quer um local para jogar e fugir dos horários de grande trânsito. Mas, isso nem sempre é possível, pois está sem manutenção, com piso escorregadio e com relevo provocando poças de água, o aro está quase despencando da estrutura.

 
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet