Cuiabá, domingo, 28/04/2024
17:51:20
informe o texto

Notícias / Política

27/09/2023 às 16:46

BAIXA RENDA

Deputada apresenta projeto para proibir cortes de água e energia nos meses de extremo calor em MT

Janaina Riva prevê que população de baixa renda não seja afetada durante as épocas mais quentes do ano

Leiagora

Deputada apresenta projeto para proibir cortes de água e energia nos meses de extremo calor em MT

Foto: Jardel Silva/Assessoria

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) apresentou, durante sessão ordinária desta quarta-feira (27), um projeto de lei que visa proibir o corte de energia elétrica e água para a população de baixa renda nos meses de extremo calor em Mato Grosso.

Para efeitos do projeto em questão, é considerada população de baixa renda aquelas famílias que se enquadram nos critérios dos programas sociais do governo federal ou estadual, ou com renda per capita inferior a um salário mínimo vigente.

No PL, consta que os meses de extremo calor serão definidos pelo órgão competente estadual, considerando as condições climáticas e os padrões de temperatura em Mato Grosso.

O projeto determina ainda que as concessionárias de energia elétrica e fornecedoras de água deverão oferecer meios alternativos de pagamento e negociação de dívidas para a população de baixa renda, visando facilitar a regularização dos débitos sem interrupção dos serviços.

“As altas temperaturas representam riscos à saúde, especialmente para as famílias mais vulneráveis, e Mato Grosso tem estado acima da média brasileira quando se fala em calor. A proibição do corte desses serviços visa assegurar condições mínimas de conforto e bem-estar, evitando problemas de desidratação e higiene inadequada. O direito humano à água, por exemplo, é assegurado pela Organização das Nações Unidas (ONU)”, explicou.

Na mesma sessão, a parlamentar apresentou também a indicação ao governo do estado que trata da necessidade de promover estudos para redução do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a energia elétrica, nos meses de extremo calor em nosso estado.

“Essa ação seria de extrema importância para aliviar o peso financeiro enfrentado pelos cidadãos, especialmente aqueles de baixa renda, que muitas vezes são os mais afetados por esses aumentos no custo da energia. Como é de conhecimento geral, os meses de calor intenso demandam um consumo significativamente maior de energia elétrica devido ao uso frequente de aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e outros equipamentos de refrigeração. No entanto, o valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a energia elétrica não sofre alterações nesse período, o que acarreta em um ônus financeiro adicional para as pessoas. Nesta indicação, pedi ao Poder Executivo para que examine a possibilidade de implementar medidas para reduzir o ICMS sobre a energia elétrica durante os meses de extremo calor em nosso estado.”, finaliza.

 
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet