Cuiabá, domingo, 28/04/2024
19:13:09
informe o texto

Notícias / Política

28/09/2023 às 16:05

A SECA CONTINUA

Vereador propõe plebiscito para decidir sobre privatização do DAE em VG

A medida foi proposta diante das recorrentes reclamações de falta de água por parte dos moradores da cidade, mesmo após alguns investimentos feitos pelo poder Executivo

Kamila Arruda

Vereador propõe plebiscito para decidir sobre privatização do DAE em VG

Foto: Câmara de Várzea Grande

O vereador por Várzea Grande Bruno Rios (MDB) apresentou, nesta semana, um requerimento que visa a realização de um plebiscito sobre a possibilidade de privatização do Departamento de Água e Esgoto (DAE) do município.

A medida foi proposta por ele diante das recorrentes reclamações de falta de água por parte dos moradores da cidade, mesmo após alguns investimentos feitos pelo poder Executivo.

“O DAE falta gestão, falta recurso, falta mão de obra, falta tanta coisa e eu acho que não há mais o que se discutir se não falar em privatização. Achar uma empresa privada que aporte recurso, que coloque uma gestão técnica qualificada para que possa fazer os investimentos e assim melhorar o serviço”, justificou.

Para ele, a privatização é a única alternativa para o setor de saneamento de Várzea Grande. “O morador da Várzea Grande não está preocupado com talão, está preocupado com a água. [...] E como já é dito que todo poder emana do povo, quem tem a voz para falar isso é o povo, nada mais justo que entregar na mão do povo a decisão de privatizar ou não”, completou.

A intenção é que o plebiscito seja realizado juntamente com a eleição municipal do próximo ano, a fim de economizar recursos e esperar o fim das obras de implantação das Estações de Tratamento de Água (ETA) que estão em curso.

Plebiscito é um modelo de consulta popular para decidir sobre matéria de relevância para a nação em questões de natureza constitucional, legislativa ou administrativa.

Tramitação

O requerimento apresentado pelo vereador deve passar por todo trâmite legislativo dentro da Câmara de Várzea Grande. Se aprovado em todas as suas etapas, ele será encaminhado para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que a fará a análise da viabilidade da consulta e responderá se é possível ou não realizá-la.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet