Cuiabá, domingo, 28/04/2024
10:23:53
informe o texto

Notícias / Judiciário

03/10/2023 às 17:39

MAIOR PARTICIPAÇÃO

Municípios ampliam em 416% o uso de urnas eletrônicas em eleições dos Conselhos Tutelares

Além do empréstimo das urnas, a Justiça Eleitoral procedeu o treinamento dos mesários e ainda, disponibilizou, no site, link consulta do local de votação. Aproximadamente 79 mil eleitores realizaram a consulta.

Leiagora

Municípios ampliam em 416% o uso de urnas eletrônicas em eleições dos Conselhos Tutelares

Foto: Assessoria / Prefeitura de Várzea Grande

A Eleição dos conselheiros tutelares realizada neste domingo (1) representou um marco na organização e colaboração entre a Justiça Eleitoral e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Dos 141 municípios do estado, 98 utilizaram as urnas eletrônicas neste ano frente aos 19 municípios que haviam feito o mesmo em 2019. Além disso, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) inovou ao disponibilizar em seu site um link para que os eleitores pudessem facilmente consultar seus locais de votação. Ao todo, 78.379 eleitores realizaram a consulta.

A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, enfatizou a importância da parceria e celebrou o sucesso do pleito: "Todo o processo transcorreu sem intercorrências significativas, o que é uma vitória democrática. A parceria entre a Justiça Eleitoral e os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente demonstrou que é possível realizar eleições locais de forma eficiente e transparente, garantindo que os cidadãos exerçam seu direito de escolher os conselheiros tutelares de maneira segura e confiável".

Segundo a equipe técnica do TRE-MT, foram disponibilizadas um total de 1.086 urnas eletrônicas, das quais 770 eram destinadas às seções eleitorais e 316 eram unidades de contingência. No entanto, 43 municípios utilizaram urnas de lona com listas geradas manualmente.

“Tivemos municípios que não utilizaram as urnas eletrônicas. Durante as reuniões que realizamos, estes conselhos municipais mostraram que sua realidade local não permitia que enviassem a listagem dos candidatos em tempo hábil para que as urnas fossem preparadas. Por essa razão, entre outras particularidades, acabaram optando por manter a urna de lona”, destacou o secretário de Tecnologia do TRE, Carlos Cândido.

Além do fornecimento de equipamentos, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso também se empenhou na capacitação dos mesários, garantindo que o processo eleitoral transcorresse com fluidez e organização. Alguns mesários foram treinados para servirem como multiplicadores, ajudando outros colegas que não puderam participar do treinamento. Para assegurar a eficiência do processo, 15 servidores estiveram de plantão no sábado e 21 no domingo, prontos para solucionar qualquer eventualidade que surgisse.

A votação ocorreu das 8h às 17h, seguindo as regras estabelecidas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) no Edital nº 015/2023. Cada município teve a liberdade de definir suas próprias regras e logística para a eleição. A apuração e totalização dos votos foram de responsabilidade de cada Conselho em seus respectivos municípios, como ocorreu em Cuiabá, onde a totalização aconteceu no Centro Esportivo Dom Aquino.

 
TRE-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet