Cuiabá, sábado, 27/04/2024
15:21:36
informe o texto

Notícias / Política

05/10/2023 às 07:30

INVASÃO DE COMPETÊNCIA

Jayme defende PEC do Equilíbrio: 'Deputados e senadores foram eleitos pelo povo, ministros não'

O congressista mato-grossense concorda que, em algumas situações, a última palavra tem que ser dos deputados e senadores, visto que foram eleitos pelo povo, e não os ministros do STF

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Gabriella Arantes

Jayme defende PEC do Equilíbrio: 'Deputados e senadores foram eleitos pelo povo, ministros não'

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Jayme Campos (União) afirma que a interferência do Judiciário no Poder Legislativo se dá por falhas do próprio Congresso Nacional, e se diz favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tramita na Câmara Federal, que propõe conter eventuais excessos dos ministros do Supremo em temas de competência do Legislativo.

O congressista mato-grossense concorda que, em algumas situações, a última palavra tem que ser dos deputados federais e senadores, uma vez que foram eles os eleitos pelo povo, e não os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Eu acho que em muitas situações têm que ser, até porque, quem foi votado pelo povo foi o Senado e a Câmara”, enfatizou.


Por outro lado, ele frisa que o Congresso não tem feito o seu papel com maestria, deixando brecha para que haja essa intervenção. Como exemplo, Jayme cita o caso do marco temporal.


“Eu acho que o Supremo tem legislado, ultimamente, em nome do Congresso. Tudo isso é fruto do próprio Congresso, que tem aberto mão de suas prerrogativas, e neste caso, particularmente do marco temporal”, disse.


Desta forma, cobra um posicionamento mais duro do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco. “Eu acho que chegou o momento de o Congresso reagir, defendendo as nossas prerrogativas que é fazer leis, fiscalizar ações do Poder Executivo e nunca usurpar a competência do STF e do Poder Executivo”, finalizou.

PEC do Equilíbrio

A chamada "PEC do equilíbrio entre os poderes" foi proposta pelo deputado Domingos Sávio (PL-MG) para conter eventuais excessos dos ministros do Supremo Tribunal Federal em temas que são de competência do Legislativo.

Na prática, a matéria altera o art. 49 da Constituição Federal para estabelecer a possibilidade de o Congresso Nacional sustar, por maioria qualificada dos membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, decisão do Supremo Tribunal Federal transitada em julgado, que extrapole os limites constitucionais.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet