Cuiabá, domingo, 28/04/2024
19:09:16
informe o texto

Notícias / Política

05/10/2023 às 17:42

PROJETO DE RESOLUÇÃO

Vereador apresenta projeto para inibir assédios sexual e moral na Câmara de Cuiabá

Proposta visa estabelecer ações e políticas institucionais para prevenir e inibir o assédio moral e sexual, discriminação, preconceito e outras formas de violência

Leiagora

Vereador apresenta projeto para inibir assédios sexual e moral na Câmara de Cuiabá

Foto: Assessoria

Na sessão da Câmara de Cuiabá desta quinta (5), o vereador Fellipe Corrêa (Cidadania) apresentou uma proposta para inibir e prevenir o assédio moral e o assédio sexual na Câmara de Cuiabá. Na tribuna, ele lembrou que a iniciativa dá a oportunidade à instituição fazer o "dever de casa" e citou os exemplos da Câmara Federal, do Poder Judiciário e da Defensoria Pública que possuem resoluções semelhantes. 

O Projeto de Resolução quer estabelecer ações e políticas institucionais para prevenir e inibir o assédio moral e sexual, discriminação, preconceito e outras formas de violência no âmbito da Câmara de Cuiabá. 

A sugestão foi encaminhada ao vereador pela defensora pública, Rosana Leite Antunes de Barros, que é membro da Comissão Especial de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher do Condege e Coordenadora do Nudem/MT.

A defensora comemorou o projeto e destacou que "é preciso pensar nas muitas violências a que as pessoas ficam expostas em todos os lugares, principalmente as mulheres. Enfrentar o assédio nas suas múltiplas formas, é garantir a democracia, para que possamos sentir a igualdade que queremos. O direito de ir e vir sempre ficará mitigado quando os assédios estiverem presente. O ambiente de trabalho é o segundo local onde mais convivemos, depois do nosso lar, devendo ser extirpadas todas as formas de violência".

Ela ainda explicou que é necessária e urgente a facilitação das denúncias desses delitos, dentro do Poder Público. "Parabéns ao vereador Fellipe Correa pela iniciativa importante em prol das servidoras e servidores do Poder Legislativo de Cuiabá", concluiu.

Na tribuna da Câmara, o vereador dirigiu sua fala aos colegas de Parlamento pedindo o apoio na aprovação e agradeceu a contribuição da defensora em relação ao tema. 

"Gosto de dar o mérito àqueles que usam nosso papel de representação para encaminhar propostas. Nesse caso, recebemos a sugestão da defensora pública Rosana Leite e esta resolução já existe no Poder Judiciário, por determinação do CNJ, e na Câmara Federal. Peço aos colegas a atenção, pois este é uma excelente oportunidade de darmos o exemplo dentro de casa", destacou o vereador.

Prevenir e inibir

O projeto prevê a criação de uma série de ações internas na Câmara, entre elas se destaca a criação de uma comissão para preservação, atenção e acolhimento de vítimas dos assédios moral e sexual, dentro da Câmara Municipal de Cuiabá, tendo como prioridade a integridade física e psíquica da vítima.

Os eventuais casos serão tratados pela comissão que deve resguardar o sigilo e apurar a situação. As denúncias serão recebidas pela Ouvidora da Câmara e encaminhadas à Comissão.

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet