Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
01:13:17
informe o texto

Notícias / Política

09/10/2023 às 12:39

MAIS INVESTIMENTOS

Ministro firma compromisso de ampliar parceria com MT para combater o tráfico na fronteira

Flávio Dino elogiou a gestão Mauro Mendes (União) e afirmou que o governador “tem crédito” com o Governo Federal quando o assunto é segurança pública

Da redação - Paulo Henrique Fanaia / Da reportagem local - Jardel P. Arruda

Ministro firma compromisso de ampliar parceria com MT para combater o tráfico na fronteira

Foto: Jardel P. Arruda / Leiagora

O ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Flavio Dino firmou compromisso de ampliar a parceria entre o governo do Estado de Mato Grosso e o governo Federal no combate ao tráfico internacional de drogas nas fronteiras mato-grossenses com a Bolívia. Para Dino, Mato Grosso tem um papel estratégico na luta contra o tráfico de drogas.
 
“As organizações criminosas no Brasil ganharam força porque conseguiram se capitalizar fortemente. Nos já apreendemos quase R$ 3 bilhões de bens de quadrilhas e temos ordens para apreender quase R$ 8 bilhões. Com isso podemos aquilatar porque o poder bélico cresceu. Nós temos que descapitalizar as organizações criminosas e isso passa pelo combate ao tráfico internacional de drogas e Mato Grosso é estratégico para isso. Semana passada falei com o Múcio [ministro da Defesa] que temos a Operação Ágata e estamos buscando ampliar a operação para que forças estaduais tenham presença ainda mais forte. Nossa solidariedade não é retórica, é presente e estamos com a visão de fortalecer a parceria com os estados” disse Flávio Dino durante visita ao estado de Mato Grosso nesta segunda-feira (9).
 
A Operação Ágata integra o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras do Governo Federal. Ela ocorre em todo o país com a atuação das Forças Armadas e de órgãos governamentais. Os processos de planejamento, preparo e emprego praticados na operação são orientados pela Doutrina de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa.
 
O ministro elogiou a gestão Mauro Mendes (União) e afirmou que o governador “tem crédito” com o Governo Federal quando o assunto é segurança pública e que o estado de Mato Grosso vai continuar recebendo investimentos e equipamentos para as forças de segurança.
 
Em seu discurso, o governador reforçou a fala de Dino dizendo que reforçar a segurança nas fronteiras do estado ajuda a combater a cadeia de crimes em todo o Brasil. Mauro ainda garantiu que até o fim do ano vai zerar o déficit penitenciário com a construção de novas unidades carcerárias.
 
“Até o final do ano vamos zerar o déficit penitenciário. Estamos chegando a quase 12 mil vagas disponíveis no sistema com a população carcerária até o fim do ano inaugurando a última unidade. Até o fim do ano deveremos ter sobra de vagas e investimentos em equipamentos. Mato Grosso está 100% coberto por rádio digital, importantes investimentos estão sendo feitos no socioeducativo, estamos zerando as vagas que estão sendo reivindicadas. A parceria com o Governo Federal é importante tanto no plano operacional como no plano estratégico e tático para que possamos cuidar melhor da nossa fronteira. Quando lidamos bem com a nossa fronteira, talvez algumas toneladas de drogas deixem de entrar no Brasil e centenas de milhares de crimes deixam de acontecer”, disse o governador.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet