Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
06:05:12
informe o texto

Notícias / Judiciário

19/10/2023 às 17:00

DESVIO NA SAÚDE

Seis foram presos na Operação Cartão-Postal; Veja os alvos

Trata-se do advogado do ex-gestor, Hugo Castilho, e ainda de Jefferson Geraldo Texeira, Roberta Arend Rodrigues Lopes, Elizangela Bruna da Silva e João Bosco da Silva

Kamila Arruda

Seis foram presos na Operação Cartão-Postal; Veja os alvos

Foto: PJC-MT

Além do ex-secretário de Saúde de Cuiabá Célio Rodrigues, outras cinco pessoas foram presas preventivamente na manhã desta quinta-feira (19) no âmbito da Operação Cartão-Postal.
 
Trata-se do advogado do ex-gestor, Hugo Castilho, e ainda de Jefferson Geraldo Texeira, Roberta Arend Rodrigues Lopes, Elizangela Bruna da Silva e João Bosco da Silva
 
Todos são acusados de integrarem uma organização criminosa que desviou mais de R$ 87 milhões da Secretaria de Saúde de Sinop por meio de contratos fraudulentos.
 
No total, a operação teve 30 alvos, entre pessoas físicas e jurídicas. Desta forma, além dos mandados de prisão preventiva, foram cumpridas mais de 30 ordens de busca e apreensão.
 
Em sua decisão, o magistrado ainda determinou o afastamento temporário o procurador-geral do município, Ivan Shneider. Ele ainda está impedido de acessar as dependências administrativas na Saúde de Sinop e às dependências da empresa IGPP, que presta serviço ao município. Além disso, ele não pode deixar a cidade e nem ter contato com os demais investigados.
 
Essas medidas cautelares também atingem aos investigados Ângela Maria Pitondo de Oliveira; Deise Juliani, Helena Maria Santos Barbosa; Bruno Borges; Adriana Teixeira Martins e o cirurgião plástico Euller Gustavo Pompeu de Barros Gonçalves Preza.
 
Já a dentista Fabiula Martins Lourenço, além de cumpri todas as cautelares citadas, ainda deverá usar tornozeleira eletrônica.
 
A Operação
 
Investigações apontam que a organização criminosa está instalada na Secretaria de Saúde de Sinop desde junho de 2022. O grupo teria desviado algo em torno de R$ 87.419.285,01 dos cofres da pasta. O montante corresponde ao valor global de três contratos celebrados entre Sinop e a organização social que gerencia a Saúde da cidade. 
 
Conforme a Polícia Civil, a organização social que hoje gerencia a pasta da Saúde de Sinop teria sido especialmente ajustada para assumir a prestação do serviço de forma precarizada, tendo em vista diversas alterações formais que aconteceram em sua composição no mesmo período em que disputava a dispensa de licitação para assumir tais atividades, entre maio de junho de 2022. 
 
Essa organização social voltou a vencer dispensas de licitação ocorridas entre outubro e novembro de 2022 e entre abril e maio de 2023, de modo que continuava a atuar na cidade até hoje. 
 
Confira todos os alvos da Operação


Hugo Florêncio de Castilho
 
Jefferson Geraldo Teixeira
 
Célio Rodrigues da Silva
 
Fabíula Martins Lourenço
 
Roberta Arend Rodrigues Lopes
 
Elisângela Bruna da Silva
 
Helena Maria Santos Barbosa
 
Deise Juliani
 
Ângela Maria Pitondo de Oliveira
 
Daniela Cristina de Oliveira Galhardo Barbosa
 
Ivan Schneider
 
Bruno Borges
 
Adriana Teixeira Martins
 
Euller Gustavo Pompeu de Barros
 
Gonçalves Preza
 
Guilherme Soares Meira
 
Jean Carlos Soares da Silva
 
Dayann Silva do Nascimento
 
João Bosco da Silva
  
Instituto de Gestão de Políticas Públicas - IGPP
 
Castilho e Caldas Advogados Associados
 
Cuyabana Cervejaria Artesanal
 
Vida e Sorriso Clínica Médica eOdontológica (MedicPlus)
 
HC Gestão em Informática
 
Mais Saúde Serviços Médicos e Hospitalares
 
Acácia Construtora e Incorporadora
 
Sappo Company Comercio Ltda
 
Pronto Mais Serviços Médicos e Hospitalares
 
DDigital Comércio e Serviços de Informática
 
S8 Service
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet