Cuiabá, sexta-feira, 10/05/2024
05:16:15
informe o texto

Notícias / Geral

25/10/2023 às 15:44

ANTES E DEPOIS

Cerca de 40 militares fazem rescaldo de incêndio em parque estadual no Pantanal

Chuva da tarde de terça-feira (24) auxiliou para a redução dos focos na região

Leiagora

Cerca de 40 militares fazem rescaldo de incêndio em parque estadual no Pantanal

Foto: José Lucas Salvani/Secom-MT

Cerca de 40 militares das equipes do Corpo de Bombeiros estão fazendo o rescaldo em pontos do incêndio no Parque Estadual Encontro das Águas, localizado entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço. A ação está sendo feita nesta quarta-feira (25).

Pelas imagens de satélites da Sala de Situação Central é possível observar uma redução significativa dos focos de calor na região, após a chuva ocorrida na tarde desta terça-feira (24).

“A chuva foi fundamental para que nossas equipes pudessem avançar no combate ao fogo. A intensidade das chamas diminuiu, mas os bombeiros permanecem no local para fazer o rescaldo de alguns pontos detectados pelos nossos satélites. Os bombeiros também vão fazer o reconhecimento de outras áreas, como a região do Corixó Negro, para garantir que o fogo seja extinto em todo o parque”, explica o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Marco Aires.

Nesta quarta-feira, as ações contam com 40 militares, além de três aeronaves do Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual. Para o tenente-coronel, a integração entre os órgãos é essencial para uma ação assertiva e o fortalecimento do combate ao fogo.

“Essa integração entre os órgãos é essencial para uma ação efetiva do Governo de Mato Grosso, que somente neste ano investe R$ 77 milhões para o combate de crimes ambientais”, explica o comandante.

O trabalho de combate ao fogo teve início na primeira semana de outubro, com monitoramento via satélite pela Sala de Situação Central. O incêndio começou em uma fazenda próxima ao Parque Estadual Encontro das Águas e indícios apontam que teria começado após a queda de um raio.

 
Com informações da Secom-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet