Cuiabá, domingo, 28/04/2024
19:53:26
informe o texto

Notícias / Geral

27/10/2023 às 16:38

SITUAÇÃO NORMALIZADA

UTI do Hospital Regional de Sorriso continua recebendo pacientes

Hospital informou que o serviço de UTI não foi paralisado e que a unidade continua recebendo pacientes para atendimento

Alline Marques

UTI do Hospital Regional de Sorriso continua recebendo pacientes

Foto: Secom-MT

Em meio à polêmica referente ao pagamento às empresas terceirizadas que atendem aos hospitais regionais, o governo informou na tarde desta sexta-feira (27) que o serviço de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade de Sorriso segue recebendo pacientes para atendimentos.

A Secretaria de Estado de Saúde garantiu que os repasses para as empresas que prestam serviços na UTI do hospital também estão em dia e o pagamento dos salários dos profissionais é uma responsabilidade das próprias empresas. 

O último pagamento efetivado para as empresas foi relativo à competência de agosto, tendo em vista que os processos de pagamento de setembro só são instruídos em outubro. Portanto, não há atrasos relativos a partir do mês de setembro. 

De acordo com a direção da unidade, a empresa que executava o serviço de nefrologia optou pela rescisão do contrato e, por essa razão, a UTI não pode receber especificamente pacientes que precisam de acompanhamento clínico com nefrologista. No entanto, já foi iniciado o processo de contratação emergencial de uma nova empresa para a retomada do serviço de nefrologia. 

“A UTI não foi fechada e não há atraso no rapasse dos pagamentos que realizamos para a empresa que administra a UTI. Estamos trabalhando para que, em breve, tenhamos uma nova equipe de nefrologia operando na unidade”, disse a diretora do Hospital Regional de Sorriso, Ione Carvalho. 

No entanto, esta semana, os anestesistas do Hospital Estadual Santa Casa paralisaram as atividades. O governo informou que houve uma incosistência nos dados e por isso o pagamento não teria sido efetuado. A situação no hospital que fica na capital tem gerado uma briga política dentro da Assembleia Legislativa que estuda criar uma CPI para apurar a situação. 



Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que identificou inconsistências nos documentos referentes às prestações de contas das empresas terceirizadas do Hospital Estadual Santa Casa. Diante disso, a documentação foi devolvida para correções e orientações; os documentos já foram corrigidos e reencaminhados para a Secretaria, que iniciou o processo de pagamento. Ressaltou, contudo, que o pagamento dos profissionais é uma responsabilidade das empresas. A responsável pelos serviços na Santa Casa é a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Estado de Mato Grosso (Coopanest-MT),  com 19 profissionais anestesistas. a Coopanest também atende o Hospital Regional de Sorriso.
 
Com informações da SES-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet