Cuiabá, sábado, 27/04/2024
20:51:06
informe o texto

Notícias / Política

07/11/2023 às 12:30

POLÊMICA

Deputado convoca Fávaro para esclarecer ataques ao agronegócio na prova do Enem

O imbróglio se deve a algumas questões do exame que se referem ao setor de forma “negativa”

Kamila Arruda

Deputado convoca Fávaro para esclarecer ataques ao agronegócio na prova do Enem

Foto: Érika Oliveira

A polêmica envolvendo a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) atingiu o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD). Na segunda-feira (06), o deputado federal Evair Vieira de Melo apresentou um requerimento convocando o social democrata para prestar esclarecimentos sobre o fato.

Isso porque, a prova teria ''ataques ao agronegócio''. O imbróglio se deve a algumas questões do exame que se referem ao setor de forma “negativa”. Em uma das perguntas, o desmatamento da Amazônia é vinculado diretamente ao avanço do plantio de soja, responsabilizando os “grileiros, madeireiros e pecuaristas” por tal fato.

Outra questão diz que “no Cerrado, o conhecimento local está sendo cada vez mais subordinado à lógica do agronegócio”. Por fim, essa “lógica do agro” é “associada a supostas consequências negativas, como a pragatização dos seres humanos e não humanos, a violência simbólica, a superexploração, as chuvas de veneno e a violência contra a pessoa”.

Para o parlamentar, a convocação se faz necessária tendo em vista a gravidade dos fatos, uma vez que o agronegócio é um dos principais setores responsáveis pelo desenvolvimento social e econômico do país.

“Destarte, tendo em vista da importância do assunto, apresentamos o presente requerimento no esteio de que o Ministro da Agricultura e Pecuária, Senhor Carlos Fávaro, preste esclarecimentos sobre o conteúdo da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, contendo ataques ao agronegócio”, finaliza o requerimento.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet