Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
05:40:45
informe o texto

Notícias / Política

16/11/2023 às 19:41

NO INSTAGRAM

Edna emite ‘nota de escurecimento’ para anunciar que Cireia cancelou agenda da Semana da Consciência Negra

Compromisso teria sido assumido por seu suplente na Câmara, Robinson Cireia, mas segundo Edna, ele não cumpriu o combinado

Eduarda Fernandes

Edna emite ‘nota de escurecimento’ para anunciar que Cireia cancelou agenda da Semana da Consciência Negra

Foto: Site Edna Sampaio

Com mandato de vereadora cassado, Edna Sampaio (PT) usou as redes sociais para anunciar que o suplente que assumiu a vaga, Robinson Cireia, não cumpriu um acordo que teria firmado com ela, ocasionando o cancelamento da agenda de programações previstas para a Semana da Consciência Negra, que teriam início já nesta sexta-feira (17). O comunicado, no entanto, chamou atenção ao ser feito por meio do que Edna intitulou de “nota de escurecimento”.

Conforme Edna, a agenda incluiria sessão solene, feira de religiões de matriz africana, feira de empreendedorismo afro, desfile diversidade negra e a caminhada pela paz e contra o racismo. 

“Porém, ao assumir, ele não cumpriu o que havíamos combinado: manter e assumir como tarefa do mandato petista, a III Semana da Consciência Negra”, escreve a parlamentar cassada.

Ainda na nota, ela acrescenta que Robinson Cireia “naturalizou o golpe sofrido” por ela e que ele não compreendeu “a importância do mandato e de nossa pauta antirracista, tampouco, a importância da III Semana da Consciência Negra como um compromisso de um partido que se coloca no campo da esquerda, majoritariamente formado por mulheres e pessoas negras”.

Segundo Edna, não houve vontade, compromisso ou solidariedade para a continuidade dos trabalhos que iniciado desde o começo do ano para colocar em prática a programação para a Semana da Consciência Negra. “Mesmo na esquerda, há pessoas orientadas por uma visão ultrapassada do capitalismo, estacionada na Europa branca e colonizadora do século XIX. Uma visão descolada da realidade de nosso país e do clamor de nosso povo”, dispara a petista.

Mandato cassado

Robinson assumiu o cargo de vereador em 17 de outubro deste ano, após Edna Sampaio ter o mandato cassado por apropriação indébita da verba indenizatória de sua chefe de gabinete.

Conforme a denúncia, feita pelo também vereador Luis Claudio (Republicanos), Edna teria recebido cerca de R$ 20 mil da ex-chefe de gabinete, Laura Natasha, referentes à verba indenizatória paga pela Câmara de Cuiabá aos servidores que ocupam tal cargo. Além disso, a servidora teria sido cobrada pelo marido da vereadora por meio de mensagens por aplicativo.

Edna nega a apropriação indébita e garante que o dinheiro foi todo usado em prol do mandato, e argumenta que tinha o hábito de concentrar as verbas do mandato em uma única conta para facilitar o controle e transparência. 

Outro lado

O Leiagora contatou o vereador citado para colher o posicionamento dele, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno. O espaço seguirá aberto para manifestações.

Confira abaixo a nota na íntegra:


 

“ESCURECENDO” OS FATOS…

Prezados amigos, queremos prestar contas à população das razões do CANCELAMENTO DA AGENDA DA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA 2023, que teriam início nesta sexta-feira (17) até 24 de novembro.

Esta agenda incluiria sessão solene, feira de religiões de matriz africana, feira de empreendedorismo afro, desfile diversidade negra e a caminhada pela paz e contra o racismo.(Obs.: o curso “Educação antirracista”, que começou dia 5 de outubro, segue normalmente).

Como sabem, no último dia 11 de outubro de 2023, a Câmara Municipal de Cuiabá cassou nosso mandato como resultado de um processo de perseguição política nunca vista neste Estado a uma política, uma mulher negra.

Ao ser golpeada do mandato por homens e mulheres parlamentares orientados por uma visão racial e de gênero que coloca mulheres negras na condição de inferioridade, de sub-humanidade e, portanto, não portadora de plenos direitos, o suplente da vereadora Edna Sampaio, um homem branco, assumiu o mandato.

Porém, ao assumir, ele não cumpriu o que havíamos combinado: manter e assumir como tarefa do mandato petista, a III Semana da Consciência Negra.

Apesar de todo apoio que tivemos ao longo deste ano, não conseguiremos realizar a III Semana da Consciência Negra, pois, A COOPERAÇÃO DO MANDATO É ESSENCIAL PARA SUA REALIZAÇÃO. Seja pela necessidade de coordenação, de pessoas liberadas para o trabalho, da infra-estrutura ou pelo apoio financeiro A TODAS AS DESPESAS E COMPROMISSOS ASSUMIDOS pelo mandato e, que não poderemos honrar.

Assim, na prática, o suplente e agora, vereador Robinson Cireia, naturalizou o golpe sofrido pelo mandato da vereadora Edna Sampaio, cuja única intenção foi (e ainda é) retirar do mandato e da política a representatividade de uma mulher negra. Não compreendeu o vereador, a importância do mandato e de nossa pauta antirracista, tampouco, a importância da III Semana da Consciência Negra como um compromisso de um partido que se coloca no campo da esquerda, majoritariamente formado por mulheres e pessoas negras que, aliás, deram a 3ª. vitória ao Presidente Lula.

Lamentavelmente, o Sr. Robinson não reconheceu a importância de um mandato petista abraçar e fortalecer, de forma protagonista, a luta antirracista em Cuiabá e em Mato Grosso. Estado e cidade com uma das maiores populações negras do Brasil.

Não houve vontade, compromisso ou solidariedade para a continuidade dos trabalhos que iniciamos desde o começo do ano para fazer desta, a maior Semana da Consciência Negra com envolvimento direto das organizações do povo negro de Cuiabá e outros municípios envolvidos.

Mesmo na esquerda, há pessoas orientadas por uma visão ultrapassada do capitalismo, estacionada na Europa branca e colonizadora do século XIX. Uma visão descolada da realidade de nosso país e do clamor de nosso povo.

Este episódio é bastante ilustrativo da importância da representatividade negra na política. O processo de violência sofrido pela vereadora Edna Sampaio é um ação contra a chegada de mulheres negras, do campo popular nos espaços de poder. Mas, o racismo e a misoginia não poderão evitar nosso avanço. E, expor como essas opressões se manifestam, desnaturalizá-las e denunciá-las, venham de onde vierem, é nossa obrigação como educadores e educadoras antirracistas.

A criminalização da vereadora Edna Sampaio pela Câmara, que resultou num processo de cassação à revelia da lei e, de grande articulação midiática, jamais se viu em relação aos crimes de colarinho branco praticados reiteradamente por agentes políticos brancos e amplamente conhecidos. Essa diferença de tratamento configura por si só a expressão do racismo e do machismo estruturais e institucionais tão presentes na política de Mato Grosso, tristemente.

Somos a Alemanha nos espaços do poder e, nas ruas, SOMOS o continente inteiro de África.

Este episódio de violência nos mostra a importância de pessoas negras na política. O processo vexatório da Câmara de Cuiabá na perseguição e cassação da primeira mulher vereadora que é, não por coincidência, a primeira negra, revela o estágio de nosso desenvolvimento. Temos todo o caminho e luta pela frente, estamos apenas começando, apesar de todos que vieram antes de nós e de nós mesmos.

Agradecemos imensamente servidores demitidos do mandato que continuaram o trabalho de realização do Curso de Educação Antirracista. Única atividade que realizamos e iremos concluir até o final de novembro.

Agradecemos imensamente a todos os nossos parceiros e colaboradores, em especial o IFMT, o UFPR, a UFMT, a Assembleia Social, escolas, professores, estudantes e demais organizações sociais parceiras.

Estamos apenas adiando a III Semana da Consciência Negra, mas a nossa luta continua até que todos sejamos libert@s!

Cuiabá, 14 de novembro de 2023

Assinam:
Edna Sampaio
Dejenana Campos – IFMT/Campus Cel. Otayde Jorge da Silva
da Silva
Carol Meireles - Associação de Pacientes, Apoio Medicinal e Pesquisa de Cannabis Medicinal em Mato Grosso
Priscila Scudder - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi Quilombo)
Joelma Pereira - projeto Periferia Mostra seu talento e sua garra/Movimento Negro Unificado
Fabrício José Celso de Camargo - professor, pesquisador e membro do Grupo de Capoeira Angola Quilombo Angola
Cristina Soares dos Santos - produtora cultural, professora da Escola Estadual Rafael Rueda
Anderson Domingos Silva (Domingos Silva) - professor, cantor e escritor
Jorge Luiz Gonçalves de Queiroz (Libel) - Coletivo Audiovisual Adjodja Filmes
Antonio P. Pacheco - jornalista e escritor
Telma Regina O. Peres - servidora pública aposentada
Márcia Maria do Prado - nutricionista
Epaminondas de Carvalho Filho - historiador
Maria da Glória Prado - do lar
Aparecida Natia Lara Ortega - Professora Aposentada da rede pública em Mato Grosso
Bruna Santos e Lucas Gonçalves - Coletivo Juventude Socialismo em Construção (Jsoco - MT)
Clóvis Arantes - liderança LGBTQIA+, coordenação da Parada da Diversidade de Mato Grosso
Isabel Garcia de Farias - Coordenadora Estadual do Movimento Negro Unificado
Rosana Pereira de Brito - Autoridade tradicional Povo yorubá- CETRAB (Centro de Tradições Afro-brasileiras)
Simone De Siqueira Lemes - Fonoaudiologa
Hélio Fernandes de Lima, Professor de Geografia / SEDUC-MT
Tafnys Hadassa- Bióloga, assistente sindical - ANDES SN
Marcia de Campos, Assistente social Funcionária Pública
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet