Cuiabá, terça-feira, 07/05/2024
04:48:43
informe o texto

Notícias / Política

24/11/2023 às 07:33

MEDIDAS PREVENTIVAS

AL aprova convite para que secretária preste esclarecimento sobre incêndios no Pantanal

Diversas autoridades têm apontado uma falha do governo do estado de Mato Grosso em não realizar a prevenção efetiva do incêndio no bioma mato-grossense

Da redação - Paulo Henrique Fanaia / Da reportagem local - Jardel P. Arruda

AL aprova convite para que secretária preste esclarecimento sobre incêndios no Pantanal

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade um convite para que a secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, vá até a Assembleia para prestar esclarecimentos acerca das ações realizadas para prevenir os incêndios no Pantanal.

De acordo com Wilson Santos (PSD), a ideia é questionar a secretária sobre o efetivo de fiscalização, quantidade de veículos e homens disponíveis no combate às chamas e também saber o que tem sido feito para prevenir os incêndios no bioma mato-grossense. Embora sem data, a visita de Mauren é esperada para acontecer na primeira semana de dezembro.
 
Segundo o Núcleo de Inteligência Territorial do Instituto Centro de Vida (ICV), até 20 de novembro, aproximadamente 1,1 milhão de hectares foram atingidos pelo fogo em todo bioma Pantanal, o que corresponde a 7% do bioma. As chuvas do final de semana reduziram os focos de calor e, ao que os dados indicam, a situação está controlada. Contudo, ainda é necessário o trabalho de monitoramento e rescaldo de possíveis focos que possam surgir.
 
Diversas autoridades têm apontado uma falha do governo do estado de Mato Grosso em não realizar a prevenção efetiva do incêndio no Pantanal. Para Wilson, somente em dois momentos o governo estadual cuidou do bioma, nas décadas de 60 e 70 com o Prodepan e durante o governo de Dante de Oliveira, quando o ex-governador elaborou o Bid Pantanal.
 
“Depois do Prodepan, que foi o programa do desenvolvimento do Pantanal em 60 e 70, só Dante teve cuidado com o Pantanal ao elaborar o Bid Pantanal, que ironicamente foi engavetado por mais de duas décadas. Nenhum outro governo olhou, ninguém olhou. Nem Mato Grosso e nem Mato Grosso do Sul têm programa pro Pantanal. Vivem de bombeiros, nada mais que isso. Não há programa de prevenção, não há programa para abertura de pistas de pousos de aeronaves, só lembram nessa época”, criticou o parlamentar.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet