Cuiabá, quinta-feira, 09/05/2024
23:37:01
informe o texto

Notícias / Política

27/11/2023 às 18:15

NOVELA

Com COP no ‘meio do caminho’, Botelho só deve conseguir nova reunião com Mendes após 10 de dezembro

Deputado confirma nova rodada de conversa infrutífera com Fábio Garcia em busca de acordo

Jardel P. Arruda

Com COP no ‘meio do caminho’, Botelho só deve conseguir nova reunião com Mendes após 10 de dezembro

Foto: JL Siqueira / ALMT

O deputado estadual Eduardo Botelho (União) confirma que houve nova rodada de conversa sobre as eleições de 2024 com o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União), na semana passada, mas que segue sem nenhum acordo à vista. Anteriormente, ele havia dito que só conversaria com o governador Mauro Mendes, que é presidente estadual do União Brasil, mas precisou recalcular a estratégia.

“O governador disse que era para eu conversar com o Fábio e fazer uma tentativa de acordo com ele. Eu tentei convencer ele a desistir, ele tentou me convencer a desistir”, disse Botelho, na tarde desta segunda-feira (27), para em seguida concluir com uma gargalhada. 

Leia também - Mauro afirma que já se reuniu com Botelho e dispara: É ele quem tem que dizer se vai sair, não sou eu

“Eu to tentando ainda, conversando. Espero voltar a conversar novamente com ele. A única coisa que eu disse é que temos que resolver esse ano”, completou. Botelho e Fábio Garcia disputam para ser candidato a prefeito de Cuiabá pelo União Brasil.

Apesar de Botelho estar à frente das pesquisas eleitorais quantitativas, o próprio governador já disse ter preferência pela candidatura de Garcia e argumenta que uma pesquisa qualitativa, de análise de perfil, é o método ideal para escolher entre os dois.

E, embora continue a esperar uma nova reunião com o governador Mauro Mendes (União), o encontro só deve acontecer após viagem do gestor à COP 28, que será realizada em Dubai, no início de dezembro. A data do retorno da comitiva oficial de Mato Grosso a Dubai está prevista para o dia 10 do último mês do ano.

“Não é imposição, não é nada, é uma questão de agenda eleitoral. A gente tem que definir esse ano. [...] Isso é uma lógica de todos os candidatos e isso as filiações elas se encerram em março. Então tem que ter um tempo pra você definir, por isso que nós temos que definir esse ano. Não é imposição, é questão da agenda eleitoral mesmo”, disse Botelho.

Com isso, além da definição de quem será o candidato a prefeito de Cuiabá pelo União Brasil ser adiada, também se posterga a decisão de Botelho sobre sair ou permanecer no partido. Atualmente, ele está apalavrado com PSD, que é presidido pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, caso saia do atual partido. 

Contudo, mudar de partido significa também mudar de grupo político. Fávaro e Mauro Mendes romperam nas alianças de 2022, quando o senador ficou no mesmo palanque eleitoral de Márcia Pinheiro (PV), primeira dama de Cuiabá, que foi candidata ao governo contra o Mendes. Márcia é esposa de Emanuel Pinheiro (MDB), desafeto político e pessoal de Mauro Mendes e família.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet