Cuiabá, domingo, 28/04/2024
09:57:28
informe o texto

Notícias / Política

29/11/2023 às 15:24

MULHERES NA DEMOCRACIA

TRE intensifica iniciativas para estimular a participação feminina na política com palestra

Diversas mulheres que ocupam cargos de poder e liderança em Mato Grosso tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e desafios enfrentados na busca por representatividade política

Leiagora

TRE intensifica iniciativas para estimular a participação feminina na política com palestra

Foto: TRE-MT

Embora as mulheres representem 52% do eleitorado no país, a sua presença na política ainda é notavelmente sub-representada. Em 2020, apenas 12,1% das prefeituras foram ocupadas por mulheres, enquanto 87,9% foram lideradas por homens. Nas câmaras municipais, a disparidade persiste, com 16% de vereadoras eleitas em comparação com 84% de vereadores do sexo masculino. Diante desse cenário desafiador, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) tem se empenhado em promover a participação feminina na política, com iniciativas significativas.

Nesta quarta-feira, 29 de novembro, uma palestra intitulada "Mulheres na Democracia" reuniu figuras notáveis para discutir e fomentar o papel das mulheres na esfera política.

A ministração do evento foi conduzida pela juíza do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), Amini Haddad, e pela presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso.

Durante a palestra, que pode ser assistida na íntegra clicando aqui, a presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, enfatizou a importância de medidas mais eficazes para garantir a igualdade de gênero na política.

Gisela Cardoso, ao parabenizar o TRE-MT pela coragem em abordar a questão da igualdade de gênero, destacou a relevância do tema e a preocupação do Tribunal com essa questão. Ao longo do evento, diversas mulheres que ocupam cargos de poder e liderança em Mato Grosso tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e desafios enfrentados na busca por representatividade política. Abordaram questões como a sobrecarga de trabalho, a falta de medidas inclusivas e protetivas eficazes, o preconceito e o assédio.

A vice-presidente do TRE-MT e corregedora regional eleitoral, desembargadora Serly Marcondes Alves, ressaltou o desafio de incluir mais mulheres na democracia, considerando as múltiplas atividades enfrentadas dentro e fora de casa. Ela expressou otimismo de que eventos como esse despertarão o interesse das mulheres por posições de destaque na democracia. "É um caminho para modificar essa realidade, este tipo de atividade: Dar voz àquelas que já alcançaram espaço público para luminar os caminhos para a geração presente e futuras de mulheres de meninas e mulheres. Ano que vem, espero que este cenário seja diferente e avancemos para mais mulheres na democracia”.

Além de promover a discussão, a presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, destacou a necessidade de ações práticas para reverter o cenário político desigual. "As leis existentes hoje não são assertivas. O que vemos são candidatas laranjas, e os 30% de candidatura feminina garantida pela lei não estão resultando no número de eleitas. As medidas adotadas nessa esfera precisam ser mais práticas e assertivas", pontuou.

A Escola Judiciária Eleitoral foi a organizadora do evento e sua diretora, a magistrada Ana Cristina Silva, destacou o compromisso contínuo da Instituição em abordar questões de gênero, desde o direito de votar até o direito de ser eleita e conquistar espaços de poder.

 
TRE
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet