Cuiabá, domingo, 28/04/2024
12:31:59
informe o texto

Notícias / Política

30/11/2023 às 19:50

DECRETO PUBLICADO

Situação de emergência em Poconé é homologada após incêndios no Pantanal

A situação de emergência é válida por 90 dias ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre, podendo ser prorrogada até completar 180 dias

Eduarda Fernandes

Situação de emergência em Poconé é homologada após incêndios no Pantanal

Foto: Mayke Toscano / Secom-MT

O governador Mauro Mendes (União) homologou a situação de emergência decretada pelo município de Poconé (a 105 km de Cuiabá) devido às proporções dos incêndios no Pantanal. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado que circulou nessa quarta-feira (29).

A situação de emergência é válida por 90 dias ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre, podendo ser prorrogada até completar 180 dias, estabelece o artigo segundo do Decreto Nº 589, de 28 de novembro de 2023.

Com a medida tomada pelo município e agora homologada, a Defesa Civil da cidade terá autonomia para coordenar as ações dos órgãos municipais e voluntários poderão ser convocados para atuarem no combate às chamas, quando necessário.

A decisão tomada pelo prefeito Tatá Amaral (União) ocorreu também por meio decreto publicado no dia 17 deste mês no Diário Oficial da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). No texto, ele justifica o decreto com a necessidade de dar uma resposta urgente aos incêndios em áreas legalmente preservadas.

“Considerando que o período de chuva ainda não se iniciou no município, que as condições climáticas adversas, com ondas de calor que elevam ainda mais a temperatura e reduzem a umidade do ar, tornando-se o ambiente ainda mais favorável para propagação dos incêndios florestais; a necessidade de resposta urgente ao controle de incêndios florestais em áreas legalmente preservadas e não preservadas, com base no levantamento realizado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil; e que a área queimada estimada ultrapassa 200.000”, consta de trechos do decreto municipal.

Incêndios sob controle

Após as recentes e constantes chuvas ocorridas em Mato Grosso, principalmente na região do Pantanal, os incêndios florestais diminuíram e muito. Mas, para evitar que novos focos reapareçam e que as áreas afetadas voltem a queimar, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBMMT), coronel Alessandro Borges, explicou que as equipes devem continuar no local durante o mês de dezembro para fazer o rescaldo.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet