Cuiabá, domingo, 28/04/2024
11:29:49
informe o texto

Notícias / Política

05/12/2023 às 11:30

EXEMPLO

‘Mato Grosso tem impressionado o mundo e está à frente do mercado na economia verde’, afirma diretora de instituto chinês

Jiaman Jin afirmou que tem aprendido muito com Mato Grosso, principalmente no setor da carne

Leiagora

‘Mato Grosso tem impressionado o mundo e está à frente do mercado na economia verde’, afirma diretora de instituto chinês

Foto: Secom / MT

A diretora-executiva do Global Environmental Institute China (GEI), Jiaman Jin, afirmou que o instituto "tem aprendido muito com Mato Grosso" em termos de produção sustentável e economia verde.

Jiaman participou do painel "Cadeias de abastecimento agrícola sustentável China-Brasil: construindo colaboração para preservar as florestas amazônicas e responder aos riscos das mudanças climáticas", nesta terça-feira (05.12), na 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 28.

O GEI é um instituto ambiental que atua junto a políticos, empresas, cientistas e comunidades locais para construir soluções ambientais.

"Nós fizemos uma visita no Estado de Mato Grosso para ver 'in loco' as práticas. Aprendemos muito com o programa de passaporte verde de Mato Grosso, que assegura a sustentabilidade da carne produzida", afirmou Jiaman.

Para a executiva, Mato Grosso tem sido pioneiro nesse mercado, o que tem "impressionado" os players mundiais.

"Vemos que são padrões internacionais implementados na cadeia da carne em Mato Grosso. A produção de carne dentro da perspectiva de baixa emissão de carbono é um mercado com grande potencial e vamos trabalhar para expandir isso", registrou.

Também integrante do painel, o governador Mauro Mendes destacou que a rastreabilidade da carne é uma exigência dos grandes mercados e Mato Grosso tem cumprido com louvor esse requisito.

"Temos estabelecido instrumentos práticos e efetivos que garantem esta rastreabilidade e assegurem que todos aqueles que estão nessa cadeia produtiva possam estar exercendo a sua atividade com os devidos compromissos de sustentabilidade", pontuou.

O presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Caio Penido, ressaltou a importância de estreitar as parcerias com o mercado chinês.

"55% de tudo o que exportamos de carne vai para a China. A China é um grande parceiro. E Mato Grosso tem grande potencial de expandir a produção em áreas degradadas. Hoje produzimos uma carne de baixo carbono em larga escala e vamos avançar nessa meta de garantir segurança climática e segurança alimentar", completou.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet