Cuiabá, domingo, 28/04/2024
12:59:36
informe o texto

Notícias / Política

16/01/2024 às 13:13

SONHANDO ALTO

Prefeito cria grupo técnico para coordenar ações necessárias à implantação do VLT cuiabano

A medida se deu por meio de decreto publicado na Gazeta Municipal desta terça-feira (16). O próprio emedebista é quem vai coordenar o grupo

Kamila Arruda

Prefeito cria grupo técnico para coordenar ações necessárias à implantação do VLT cuiabano

Foto: Luiz Alves

A fim de agilizar o processo para garantir a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) criou uma Comissão Técnica para coordenação e execução das ações necessárias para viabilizar o novo modal na Capital. 

A medida se deu por meio de decreto publicado na Gazeta Municipal desta terça-feira (16). O próprio emedebista é quem vai coordenar o grupo.


A comissão será composta por representantes do gabinete do prefeito, das secretarias municipais de Mobilidade Urbana (assumirá a coordenação geral, em caso de eventual impossibilidade temporária do Prefeito); Gestão; Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano; Obras Públicas e Procuradoria Geral do Município. 

O grupo será mobilizada para o atendimento de novas demandas, caso surja a necessidade de novas ações no decorrer do período de elaboração dos projetos e minutas. 

A coordenação técnica será exercida pela Sra. Janete Ely, economista e consultora técnica na área de infraestrutura de transporte e logística. O prazo para conclusão do estudo técnico preliminar e as minutas do termo de referência e edital de licitação até o dia 29 de março de 2024. 

Articulação


O prefeito está em uma articulação intensa em Brasília a fim de incluir a obra no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Ministério das Cidades e, assim, conseguir o recurso necessário para executar a obra. 

No dia 5 de janeiro, o Ministério reabriu o sistema ‘TRANSFERGOV’, possibilitando a inclusão do Novo Projeto Funcional para Sistemas de Morbilidade Urbana - Reestruturação do Projeto de Implantação do VLT de Cuiabá. 

O projeto 


O novo projeto do VLT Cuiabano prevê a extensão do modal até o Distrito Industrial, no trecho Coxipó. Em comparação com o projeto original, que possuía 22.180 metros e 33 estações, a reestruturação proposta pelo município de Cuiabá aumentará o VLT para 23.125 metros, com 03 terminais de integração, 01 estação de conexão e 32 estações de transbordo.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet