Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
10:42:35
informe o texto

Notícias / Política

25/01/2024 às 16:26

DE CASSADA À PREFEITA?

Vereadora coloca o nome à disposição para disputar a Prefeitura de Chapada dos Guimarães

Fabiana diz que todo o imbróglio político e jurídico que vem passando mostra à população que ela está sofrendo perseguição por parte de seus opositores

Paulo Henrique Fanaia

Vereadora coloca o nome à disposição para disputar a Prefeitura de Chapada dos Guimarães

Foto: Câmara de Chapada dos Guimarães

A vereadora de Chapada dos Guimarães, Fabiana Advogada (PRD), aceitou o convite do partido e colocou o nome à disposição na pré-campanha para disputar as eleições municipais para a prefeitura da cidade. Para a parlamentar, todo o processo de cassação e recondução ao cargo no Legislativo municipal mostrou à população que ela sofreu um movimento de perseguição política motivado pela base do atual prefeito.
 
O Leiagora conversou com a parlamentar na tarde desta quinta-feira (25). Fabiana confirmou que o convite para disputar a prefeitura surgiu após uma conversa com o vereador por Cuiabá, Kássio Coelho, responsável por organizar a sigla enquanto o PRD ainda não tem um presidente estadual oficial.
 
“O Kássio Coelho me fez o convite para ser a candidata do PRD, fiquei até surpresa com o convite. Dependo da decisão do meu grupo político e da minha família. Eu tenho três anos de vida política e tenho serviços prestados à população. Estou pronta pra servir a atender o grupo”, afirma Fabiana.
 
Além do PRD, a vereadora garante que também recebeu um convite do Republicanos, porém, até o momento não pensa em mudar de partido, mas as conversas estão acontecendo.

“Estamos conversando com o Alexandre, presidente municipal do Republicanos aqui de Chapada dos Guimarães. As reuniões têm sido feitas na casa dele com grandes lideranças como o Ricardo Sarmento, quem vem nos apoiando é o Ademir do Sindicato Rural, o presidente do PSDB Jorge Morais, o vereador Dudu e alguns ex-candidatos a prefeito estão se juntando conosco”.
 
Fabiana teve o mandato de vereadora cassada em dezembro do ano passado após uma longa e conturbada sessão legislativa que durou três dias. Ela é acusada pelo secretário de governo da Prefeitura do município, Gilberto de Mello, de atuar como advogada em processos contra o Executivo Municipal, o que contraria o artigo 20 da Lei Orgânica Municipal e o regimento interno da Câmara de Chapada dos Guimarães.
 
Dias depois, o juiz Renato Filho, da Comarca de Chapada dos Guimarães, determinou a recondução imediata da vereadora ao cargo. O magistrado entendeu que não havia dolo específico para motivar a cassação e que “todas as infrações que foram denunciadas não foram perguntadas individualmente aos vereadores votantes; impossibilidade de pergunta única para decidir diversos fatos indicados e alheios; possibilidade de que seja convocada nova sessão pela Câmara e realizada outra votação atendendo a norma (mínimo de uma pergunta por infração/violação indicada); possibilidade de cassação ou não na nova sessão sem esperar o resultado do processo judicial”.
 
Logo depois, alegando usurpação de competência, a Câmara de Chapada dos Guimarães recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para anular a decisão proferida pela desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que suspendeu a sessão que estava reagendada para julgar o processo disciplinar, o qual pode resultar em nova cassação da vereadora.
 
Pela leitura de Fabiana, todo esse imbróglio político é bom para sua imagem, pois mostra à população que ela é vítima de perseguição por parte de seus opositores.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet