Cuiabá, sábado, 27/04/2024
23:53:54
informe o texto

Notícias / Política

30/01/2024 às 17:58

DEIXA QUIETO

Buzetti desiste de PL que pede estadualização do Parque de Chapada: ‘não vou lutar por algo que o governo não quer’

Na tarde dessa segunda-feira, o governo de Mato Grosso anunciou que não faria parte da licitação para administrar o Parque Nacional

Paulo Henrique Fanaia

Buzetti desiste de PL que pede estadualização do Parque de Chapada: ‘não vou lutar por algo que o governo não quer’

Foto: Senado Federal

Após o governo do estado de Mato Grosso anunciar que não tem mais interesse em participar do leilão público de concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, a senadora Margareth Buzetti (PSD) afirmou que vai desistir do projeto de lei de sua autoria que pede a estadualização do parque. Para ela, não há motivo para lutar por algo que até o mesmo o governo do estado não tem mais interesse. 

Na tarde dessa segunda-feira (29), o governo de Mato Grosso anunciou que não faria parte da licitação para administrar o Parque Nacional de Chapada. De acordo com a nota oficial do governo, há três anos o Executivo Estadual tem lutado para ter a oportunidade de fazer os investimentos no parque. Nesse tempo, membros do governo, incluindo o próprio Mauro Mendes (União) têm conversado com várias autoridades federais, chegando ao ponto de mover ações no Tribunal de Contas da União e Justiça Federal com o objetivo de poder investir e potencializar os atrativos naturais do parque. 

“Nesse período tivemos muitos embates e sentimos muita resistência do ICMbio. O que deixou o ambiente de relacionamento desgastado. Assim, fizemos a opção de deixar que seguissem com o rumo planejado, sem participar do leilão”, diz trecho da nota oficial. A apresentação de propostas para concorrer à licitação ocorreu na tarde de ontem (29). 

Na manhã desta terça-feira (30), durante entrevista concedida ao Jornal da Cultura, a senadora Buzetti afirmou: “O governo cansou de lutar pelo Parque e desistiu. Eu não vou lutar por algo que o governo não quer, então [meu projeto de estadualização] perdeu objeto, vou deixar o projeto ali. Quando coloquei era pra sentar na mesa e conversar, teve audiência pública com a ministra Marina Silva, fiz cinco reuniões com a Advocacia-Geral da União. Infelizmente quem perde é o povo de Mato Grosso e o povo de Chapada dos Guimarães”. 

Parado no Senado desde novembro de 2023, o Projeto de Lei nº 3.649/2023 de autoria da senadora transfere para o estado de Mato Grosso, sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema – MT), a gestão do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães “com o objetivo de proteger e preservar amostra dos ecossistemas ali existentes, assegurando a preservação de seus recursos naturais, proporcionando oportunidades controladas para uso pelo público, educação, pesquisa científica e também contribuindo para o desenvolvimento turístico na área”. 

O projeto chegou a ser aprovado nas comissões do Senado, mas desde então não teve mais andamento.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet