Cuiabá, domingo, 28/04/2024
14:04:11
informe o texto

Notícias / Política

08/02/2024 às 08:32

EM TRAMITAÇÃO

Projeto dá o direito de 50% de desconto em fatura, caso Energisa não preste atendimento em 8h na zona rural

O projeto é uma atualização da proposta já apresentada por Cattani em 2023

Leiagora

Projeto dá o direito de 50% de desconto em fatura, caso Energisa não preste atendimento em 8h na zona rural

Foto: Assessoria

O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) apresentou um projeto de lei que determina a religação da energia elétrica em propriedades nas zonas rurais de Mato Grosso em até oito horas, nos casos de eventos climáticos ou falhas no sistema.  A proposta protocolada na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (7), também pune concessionária dando o direito ao consumidor prejudicado o desconto de 50% na fatura do próximo mês, caso a manutenção não seja feita no período determinado. 

O projeto é uma atualização da proposta já apresentada por Cattani em 2023, que solicitava a presença de pelo menos um funcionário da concessionária para fazer o atendimento em locais rurais onde existem pelo menos 300 unidades consumidoras ativas. 

O texto recebeu parecer favorável em todas as comissões e chegou a ser aprovado em duas votações em Plenário, porém recebeu o veto do Governo do Estado e da própria Assembleia Legislativa, que manteve a decisão do Executivo.

De acordo com Cattani, a mensagem tem o único objetivo de defender o cidadão do campo e os pequenos produtores rurais que sofrem com prejuízos na sua produção com a falta de energia, seja por eventos climáticos ou falhas no sistema, que em algumas localidades podem chegar até uma semana.

“Sofremos uma derrota no ano passado e estamos apresentando este projeto com melhorias já na primeira sessão deste ano. São muitas reclamações que chegam ao meu gabinete de moradores de áreas rurais sobre o problema da falta de energia elétrica, que duram dois dias, chegando até sete dias dependendo do que aconteceu. Imaginem um leiteiro que precisa acondicionar em ambiente refrigerado. Sem a energia ele irá perder todo o seu produto”, explicou.

Conforme a nova proposta, o prazo de até oito horas para o restabelecimento do fornecimento da energia será contado a partir do instante que o consumidor comunicar a prestadora de serviço.

A proposta, no entanto, não se aplica a interrupções no fornecimento de energia por ausência de pagamento
.
 
Com assessoria

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet