Cuiabá, domingo, 28/04/2024
18:34:50
informe o texto

Notícias / Política

24/03/2024 às 16:50

CHAPA DA MORTE

Com pretensão de eleger até cinco vereadores, União está com dificuldades de atrair mulheres para chapa

De acordo com a presidente do partido, as pré-candidatas têm receio de estarem na chapa apenas para fazer número

Paulo Henrique Fanaia e Marina Martins

Com pretensão de eleger até cinco vereadores, União está com dificuldades de atrair mulheres para chapa

Foto: Paulo Henrique Fanaia / Leiagora

Com um projeto ambicioso de eleger até cinco vereadores nas eleições deste ano, o União Brasil em Cuiabá está com dificuldades para cumprir a cota de candidaturas femininas. De acordo com a presidente municipal do partido, a deputada federal Gisela Simona, as mulheres convidadas pelo União têm receio de entrar em uma disputa apenas para cumprir a porcentagem legal.
 
“Toda a chapa completa sai com 28 nomes. Nós temos a cota de gênero de que 30% das pré-candidatas têm que ser mulher. E o que eu tenho tentado, na medida do possível, é buscar ampliar essa representatividade das mulheres na política. A gente verifica que é um momento desafiador, até mulheres que já participaram antes de outras eleições, hoje tem bastante receio de não cumprirem com aquilo que prometeram, ou seja, trazer pra uma chapa só pra ser cota partidária e não realmente pra ganhar eleição”, disse a presidente durante entrevista concedida ao Jornal da Capital nesta sexta-feira (22).
 
Figurando como o maior partido de Mato Grosso, atualmente o União Brasil possui três vereadores de mandato: Michelly Alencar, Luiz Fernando e Cezinha Nascimento, sendo que este último pode ser desfiliar da sigla. Quem também tem pretensões de se filiar no partido é o vereador Dilemário Alencar (Podemos).
 
Por ser o partido do principal pré-candidato a prefeito da Capital, o deputado estadual Eduardo Botelho, sem nem ao menos oficializar os nomes dos candidatos, a chapa de vereadores do União Brasil já é considerada como “Chapa da Morte”, por ser extremamente competitiva.
 
Além do mais, um outro elemento que anima Gisela é de que na próxima legislatura haverá 27 vereadores, dois a mais do que há atualmente.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet