Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
14:32:16
informe o texto

Notícias / Política

16/04/2024 às 12:14

MEDIDA A LONGO PRAZO

Emanuel diz não temer perda de cargo após denúncia de esquema 'fura-fila' durante a pandemia

Prefeito avaliou como injusta a delação do Ministério Público que o acusa de fraudar a vacinação de Covid-19 em Cuiabá

Amanda Garcia

Emanuel diz não temer perda de cargo após denúncia de esquema 'fura-fila' durante a pandemia

Foto: Reprodução

Acusado de ter furado a fila da vacinação contra covid-19, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) garante que não teme perder cargo, uma vez que, segundo ele, as acusações feitas pelo Ministério Público Estadual (MPE) em denúncia apresentada ao Judiciário de Mato Grossona semana pasada, são "infundadas".

“Nós vamos provar com toda serenidade na Justiça que essas denúncias não procedem em hipótese alguma. O pedido inicial da cautelar era para que a intervenção na saúde de Cuiabá fosse prorrogada por mais 180 dias, e no que diz respeito a perda do cargo, se trata de um pedido de denúncia a longo prazo, cabe ao Judiciário aceitar ou não, e isso só passará a valer quando o processo encerrar e caso eu esteja ocupando algum cargo eletivo ou em função pública. É uma injustiça muito grande, mas nós temos que passar por isso”, disse em entrevista à Rádio CBN, na manhã desta segunda-feira (15).

Conforme a representação do
 órgão ministerialEmanuel, o irmão dele, Marco Polo de Freitas Pinheiro (Popó), o ex-chefe de gabinete de Emanuel, Antônio Monreal Neto, e o ex-coordenador técnico de tecnologia e informática da Secretaria Municipal de Saúde, Gilmar de Souza Cardoso, devem responder por associação criminosa, utilização indevida de serviços públicos e inserção de dados falsos no sistema vacinal.

A denúncia é de que o grupo conseguiu que 62 pessoas fossem vacinadas sem seguir o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde.

“É um sentimento de injustiça muito grande, o único lado positivo disso tudo é que as denúncias contra mim não têm superfaturamento, sobre-preço, desvio de dinheiro público. Eu imagino que ninguém tem noção do que foi ter sido gestor público durante o período da maior crise sanitária história”, comentou o prefeito.

O esquema

Na peça consta que grupo era dividido em dois núcleos: o Político, composto por Antônio e Popó, que tinha a função de receber os pedidos e fazer o filtro das pessoas consideradas “importantes” para serem vacinadas e o Núcleo Operacional composto por Gilmar que era responsável por inserir os dados falsos na plataforma de vacinação.

 

 

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet