Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
06:10:23
informe o texto

Notícias / Judiciário

02/03/2020 às 09:11

TJ atende recurso e autoriza imagem de Silval em CPI do Paletó

Decisão foi do desembargador Paulo da Cunha, plantonista do TJMT

Camilla Zeni e Kamila Arruda

TJ atende recurso e autoriza imagem de Silval em CPI do Paletó

Foto: Mayke Toscano

O desembargador Paulo da Cunha, plantonista do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), acatou recurso do vereador Marcelo Bussiki (PSDB) e suspendeu a decisão judicial que determinava que o ex-governador Silval Barbosa (sem partido) fosse ouvido a portas fechadas.

O ex-chefe do Executivo é aguardado na Câmara Municipal de Cuiabá na manhã desta segunda-feira (2), para oitiva na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Paletó - a qual Bussiki preside. 

O desembargador destacou, no domingo (1º), que não se pode discutir sobre o direito à preservação da imagem do ex-governador, considerando que um tratamento vexatório poderia se enquadrar na Lei de Abuso de Autoridade.

Contudo, observou que não haveria ameaça à liberdade de locomoção de Silval,  ou seja, ele não seria sujeito a uma condução coercitiva. Por esse fato, segundo Paulo da Cunha, o habeas corpus protocolado pela defesa do ex-governador não caberia e seria ilegal. 


Dessa forma, o desembargador sobrestou a decisão da juíza Ana Cristina Silva Mendes, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá. Na sexta-feira (28), ela determinou que não apenas a Câmara preservasse a imagem do ex-governador na hora da oitiva como também de sua chegada. Assim, ele teria que ser ouvido sem a presença da imprensa.

Paulo da Cunha, por sua vez, destacou que Silval Barbosa, por ser colaborador premiado, não é uma "mera testemunha", mas um investigado e partícipe nos crimes apurados na CPI.

Por isso, segundo o magistrado, Silval tem direito a não produzir provas contra si. Assim, não precisa comparecer na CPI e não poderá ser punido por isso. Se comparecer, não é obrigado a assinar o termo de compromisso e pode ser acompanhado e se comunicar reservadamente com seu advogado.

 
CPI do Paletó

Aberta em outubro de 2018, ela investiga a quebra de decoro do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), depois que ele foi flagrado recebendo suposto dinheiro de propina quando ainda era deputado estadual.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet