Cuiabá, quarta-feira, 29/05/2024
09:42:11
informe o texto

Notícias / Geral

19/03/2020 às 17:35

Médico explica como se prevenir do Coronavírus e o que fazer em caso de suspeita da doença

População deve seguir regras e recomendações dos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para evitar o contágio da Covid-19

Leiagora

Médico explica como se prevenir do Coronavírus e o que fazer em caso de suspeita da doença

Foto: Marcello Casal Jr. / ABR

Uma das medidas importantes para conter o avanço do coronavírus, que está sendo disseminado rapidamente por todo país é, evitar aglomeração de pessoas em pequenos, médios e e grandes grupos. Outro método eficaz e a higiene básica das mãos, ação indispensável que deve ser feita diariamente pelas pessoas, principalmente, quando houver contato com superfícies que tenham grande rotatividade de pessoas: transporte público, corrimão de escadas, caixas eletronicos dos Bancos e outros.

As recomendações foram explicadas pelo médico infectologista Abdon Salam Khaled Karhawl, que é professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e membro do Gabinete de Situação do Governo de Mato Grosso, durante encontro realizado na final da tarde desta quarta-feira (18.03), no Palácio Paiaguás que discutiu as tratativas de contenção e avanço do Coronavírus no Estado.

“Estamos numa fase de pandemia que todos já conhecem, pois o coronavírus já disseminou para vários países. Infelizmente, vamos ter que viver essa epidemia, o controle deste tipo de infecção é muito difícil, mas o Brasil esta tomando condutas técnicas muito adequada diante de todo este contexto”, afirmou o médico.

 
Ainda de acordo com as recomendações do infectologista, pessoas que estejam infectadas com um simples resfriado e apresentam algum tipo de sintoma deve adotar medidas de restrição para evitar que gotículas de saliva não contamine outras indivíduos.

“Se a pessoa tiver alguma situação de crise respiratória que tenha tosse, deve tentar ao máximo se proteger para não espalhar isso para outras pessoas. É importante ficar restrita em casa, realizar a lavagem das mãos com água e sabão, pois essa ferramenta reduz o contágio viral”, explicou.

Na ocasião, o médico destacou que lavar as mãos com água e sabão é 100% eficaz e, que a população não deve ficar preocupada caso não tenha o álcool gel 70%, pois “a falta de álcool não vai mudar o cenário de risco pra gente, se vocês fizerem a higiene adequada com a lavagem das mãos com água e sabão, isso vai ajudar, não fiquem desesperados por não ter álcool gel”, afirmou o médico.

O que fazer em caso de suspeita de coronavírus?

Os pacientes que tiveram o resultado confirmado de coronavírus apresentaram os mesmos sintomas: febre, tosse seca e falta de ar. Além disso, outros sintomas como congestão nasal, coriza, dor de garganta, fadiga, cansaço e até diarreia devem ser observados. Por isso, pessoas que chegaram de viagens e tiveram contato com pessoas infectadas, devem procurar as unidades básicas de saúde para realizar o exame que vai confirmar o diagnóstico. Por enquanto, não existe um tratamento específico para infecções causadas por coronavírus.

O Ministério da Saúde indica repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, com antitérmicos e analgésicos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet