Cuiabá, quinta-feira, 09/04/2020
22:12:39
informe o texto

Notícias / Geral

25/03/2020 às 17:41

MT tem nove casos confirmados e 326 suspeitos

Os novos casos confirmados são em Várzea Grande e Cuiabá

Alline Marques

MT tem nove casos confirmados e 326 suspeitos

Os dados foram confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde

Foto: Giuseppe Feltrin

Os casos suspeitos de coronavírus em Mato Grosso chegaram a 326 e nove estão confirmados, dois a mais que ontem (24). A informação consta da nota informativa 19 divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quarta-feira (24).

Os novos casos confirmados são na cidade de Várzea Grande, uma mulher de 26 anos, e em Cuiabá um homem de 36 anos. Os dois casos foram notificados no dia 20 de março à Secretaria de Saúde. Do total de exames realizados, outros 50 foram descartados até o momento. Mato Grosso não registrou nenhum óbito.

Entre a última nota divulgada, o número de casos suspeitos saltou de 269 para 326, ou seja, 57 a mais. O boletim serve também para dar embasamento às medidas adotadas pelo Estado e demais município com relação ao isolamento e contenção do vírus.

Esperava-se que com a realização dos exames no estado e outros laboratórios privados realizando o teste os resultados aumentasse significativa os casos confirmados, mas até o momento, a média é baixa, comparada com outros estados da região Centro-Oeste.

Já o aumento no número de casos suspeitos também é consequência da atualização do protocolo de definição de caso, conforme direcionamento do Ministério da Saúde; a medida impactou no aumento de casos suspeitos e confirmados em todo o país.

Dentre os municípios com maior número de casos suspeitos estão Cuiabá (47), seis confirmados, Várzea Grande (31), dois confirmados, Sinop (29), Rondonópolis (28) e Tangará da Serra (17). Para conferir a relação completa acesse aqui a nota informativa.

Cuidados

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infeccções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
 
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
 
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
 
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
 
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
 
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet