Cuiabá, domingo, 28/04/2024
16:50:02
informe o texto

Notícias / Política

15/04/2020 às 12:38

Senado declara oficialmente perda do mandato de Selma Arruda

Senadora foi cassada em dezembro de 2019, por caixa dois e abuso de poder econômico

Kamila Arruda

Senado declara oficialmente perda do mandato de Selma Arruda

Foto: Agência Senado

Com cinco votos favoráveis, a senadora cassada e juíza aposentada Selma Arruda (Podemos) teve a perda de seu mandato declarada oficialmente pela Mesa Diretora do Sendo, na manhã desta quarta-feira (15). 

Na votação, apenas a senadora Lasier Martins (Podemos) foi contrária a cassação da ex-magistrada. Votaram a favor da perda do mandato os senadores Eduardo Gomes (MDB), Antônio Anastasia (PSD), Sérgio Petecão (PSD), Flávio Bolsonaro (Republicanos) e Luís Carlos Heinze (PP).

A decisão deverá ser publicada no Diário Oficial já nessa quinta-feira (16). Após isso, o Senado fará a convocação de Carlos Fávaro (PSD) para assumir a vaga interinamente, até que a eleição suplementar seja realizada.

O social democrata ficou na terceira colocação na eleição de 2018. Ele assume a vaga graças a uma decisão liminar proferida pelo ministro Dias Tófolli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) em fevereiro deste ano.

A medida atendeu a uma ação interposta pelo Diretório Nacional do Partido Social Democrático (PSD). Fávaro, entretanto, ficará no cargo somente até que um novo senador seja eleito.

A eleição suplementar era para ocorrer no próximo dia 26. Os postulantes ao cargo deixado pela ex-magistrada, inclusive, chegaram a registrar as candidaturas junto o Tribunal Regional Eleitoral para participarem da disputa. Entre eles está o próprio ex-vice-governador Carlos Fávaro.

O pleito, entretanto, foi suspenso por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido à pandemia do novo Coronavírus. A tendência é que ela ocorra juntamente com as eleições municiais em outubro deste ano.

Selma Arruda foi cassada no final do ano passado por abuso de poder econômico e caixa dois nas eleições de 2018. Com isso, além de ter perdido o mandato, ela ainda está impedida de disputar eleições pelos próximos oito anos.

Leia também
Selma Arruda poderá perder aposentadoria após investigação da Corregedoria de Justiça

Acórdão da cassação de Selma Arruda é publicado; TSE pede eleição imediata
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet