Cuiabá, quinta-feira, 13/08/2020
02:07:46
informe o texto

Notícias / Geral

30/07/2020 às 15:56

Transporte aéreo agiliza resultado de exames para Covid-19 em Aripuanã

Parceria logística firmada pela Secretaria Municipal de Saúde e Nexa possibilita transporte das amostras para Cuiabá em até 3hs

Leiagora

Transporte aéreo agiliza resultado de exames para Covid-19 em Aripuanã

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Desde o dia 3 de julho a Nexa passou a reforçar as ações da Secretaria Municipal de Saúde de Aripuanã no transporte aéreo das amostras dos exames de RT-PCR, que são encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT), localizado em Cuiabá.

A parceira também reforça os compromissos assumidos pela empresa, desde a assinatura do Termo de Parceria Técnico-Financeira em Saúde, firmado no dia 25 de março entre o empreendimento, Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde, na união de esforços para o enfrentamento da Covid-19.

Vários funcionários do garimpo foram infectados e a Nexa chegou a ser alvo de uma ação proposta pelo Ministério Público do Trabalho. A empresa foi obrigada pela Justiça a paralisar por 14 dias as atividades após ter pelo menos 14 funcionários infectados. Isto foi ainda em maio. Atualmente, Aripuanã tem 117 casos e quatro óbito. 

Um dos objetivos da iniciativa é garantir mais agilidade no resultado das amostras para detecção da Covid-19. Antes da parceria, o município enviava todos os exames coletados para análise ao Lacen-MT por via terrestre, uma vez por semana. Com isso, a demora nos resultados impactava no período de quarentena, bem como retardava o tratamento médico mais efetivo para as pessoas com suspeita de Covid-19.

Agora, com o transporte realizado pela Asta Linhas Aéreas, por meio de convênio firmado com a Nexa, esse processo se torna muito mais ágil, como explica a Secretária Municipal de Saúde, Fabrícia Souza. “O transporte das amostras via terrestre demorava em torno de 12 horas para chegar a Cuiabá, enquanto o transporte via aérea é em torno de 3 horas, tendo nesse caso um ganho de tempo na entrega das amostras”, ressalta.

O transporte é feito sob demanda do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, por conta disso, não há uma periodicidade específica determinada. No entanto, como o deslocamento envolve o armazenamento das amostras em botijões de nitrogênio, semanalmente costumam ser enviadas uma ou duas remessas de amostras coletadas para análise na capital.

 
Assessoria Nexa

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet