Cuiabá, segunda-feira, 06/05/2024
02:05:43
informe o texto

Notícias / Política

31/08/2020 às 07:18

Justiça Eleitoral garante protocolo de segurança e faz mudanças para eleições; veja como fica

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral também estuda dar prioridade para grupo de risco da covid-19 no dia das eleições

Camilla Zeni

Justiça Eleitoral garante protocolo de segurança e faz mudanças para eleições; veja como fica

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Considerando a pandemia da covid-19, que desde o início do ano assombra a população, a Justiça Eleitoral precisou fazer alterações no protocolo seguido para as eleições municipais, que este ano, excepcionalmente, ocorrem em novembro. Isso porque, diante da difundida necessidade de isolamento social, os eleitores passaram a questionar a segurança da movimentação.

De acordo com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Gilberto Giraldelli, a equipe mato-grossense está pronta para garantir um pleito dentro das regras de biossegurança preconizadas pela Organização Mundial de Saúde. 

Para que seja seguro para os eleitores, algumas mudanças foram implementadas. A exemplo, a utilização da biometria, que teve intensa campanha ao longo dos últimos seis anos e seria obrigatória em 2020, não será mais adotada. Nesse caso, a identificação será feita apenas com a documentação, que não deverá ser entregue diretamente aos mesários, mas colocada em uma bandeja para evitar o contato entre os envolvidos. Além disso, os trabalhadores também deverão estar usando equipamentos de proteção individual.

Leia também - Candidatos à prefeitura de Cuiabá podem gastar até R$ 10 milhões nas eleições de 2020

Além disso, a população deverá seguir marcações de distanciamento social que serão fixadas no piso dos locais de votação. Acessório indispensável para a vida fora de casa, as máscaras faciais também são instrumento obrigatório para a votação, e todos os locais deverão conter álcool em gel para uso do público.

O desembargador Giraldelli também recomendou que, quem puder, utilize luvas descartáveis no dia das eleições e, se possível, que todos levem suas próprias canetas para assinarem o registro de confirmação de votação.

Outra mudança aprovada pela Justiça Eleitoral foi a extensão do horário de votação, que em 2020 será das 7h às 17h. No caso de idosos, a partir de 60 anos, o Tribunal Superior Eleitoral determinou a preferência para votação, no horário que vai das 7h às 10h.

Em coletiva de imprensa nessa sexta-feira (28), o presidente da Justiça eleitoral de Mato Grosso informou que estuda a possibilidade de estender a prioridade para outras pessoas que se enquadram no grupo de risco para a doença. Contudo, destacou a dificuldade da medida, uma vez que é grande a parcela de pessoas que possuem comorbidades como hipertensão e diabetes. 

Eleições 2020
Para 2020, as eleições foram agendadas para o dia 15 de novembro, em primeiro turno. Em caso de segundo turno para prefeitos, a votação será feita no dia 29 de novembro. A mesma data é mantida para a eleição suplementar do Senado, para o caso de Mato Grosso, que tem vaga aberta deixada após cassação do mandato de Selma Arruda (Podemos).

Pelo calendário eleitoral, os partidos têm de 31 de agosto a 16 de setembro para realizarem as convenções e definirem os candidatos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet