Cuiabá, domingo, 28/04/2024
13:51:38
informe o texto

Notícias / Política

29/08/2020 às 14:00

Grando disputa eleição pelo Novo e quer adicional para professores por mérito

Grando diz que uma das bandeiras do partido para a Capital é desburocratizar a atuação da prefeitura e estreitar os laços com o governo estadual.

Eduarda Fernandes

Grando disputa eleição pelo Novo e quer adicional para professores por mérito

Paulo Henrique Grando

Foto: Divulgação

O administrador de empresas Paulo Henrique Grando, 45 anos, é o pré-candidato a prefeito de Cuiabá pelo Novo. Em entrevista ao Leiagora, Grando diz que uma das bandeiras do partido para a Capital é desburocratizar a atuação da prefeitura e estreitar os laços com o governo estadual. “Parar de brigar com o Governo do Estado, independente de qual partido seja e fazer esse trabalho conjunto, afinal, as duas instâncias servem à população de Cuiabá”.

Neste sentido, Paulo Henrique comenta que ainda não foi regulamentada em Cuiabá a Lei nº 13.874, de 20 de setembro de 2019, chamada de Lei de Liberdade Econômica, que estabelece atividades de baixo risco tenham trâmite mais rápido de abertura e funcionamento.

Leia também - Eleições 2020: TSE amplia horário de votação em uma hora

“Essa é uma medida que é extremamente necessária, ainda mais agora, nesse período de pós pandemia, em que você precisa que a economia volte a funcionar. Para isso, não é a prefeitura que irá criar empregos, são empreendedores. Aí você permite que a pessoa abra uma salão, um hot dog, um churrasquinho e já comece a trabalhar amanhã. Isso precisa ser feito urgentemente porque dinamiza a economia e gera emprego e renda, que é o que Cuiabá vai precisar muito pelos próximos anos, principalmente depois da pandemia”.

Grando avalia que, hoje, a prefeitura atua muito como um órgão arrecadador, pois “tudo tem taxa, fiscalização e multa”. Defende, neste ponto, que o Município atue de maneira a solucionar problemas e não criá-los. “O que você precisa? Reestruturar os processos internos da prefeitura, digitalizar e informatizar esse fluxo interno para que tudo ocorra de forma muito mais rápida e o cidadão possa contar com o retorno da prefeitura. Hoje você faz uma solicitação e basicamente não tem uma data de retorno, tem que rezar ou ir lá todos os dias para ver como está andando o seu processo. A ideia é que haja um prazo pré-estabelecido e que o cidadão possa acompanhar o trâmite interno”.

Com a informatização, o administrador espera reduzir custos e fornecer um melhor serviço ao cidadão. Além disso, pretende melhorar a gestão administrativa e financeira da saúde e educação.

O pré-candidato avalia que a maior parte dos problemas existentes nessas duas áreas tem mais relação com a má gestão que com a falta de recursos. “Para você ter uma ideia, cobertura de saúde da Atenção Básica em Cuiabá, que a meta do SUS desde 2011 é chegar a 100%, nunca passou de 60%. Em muitos meses fica abaixo de 50%. Isso é um problema gravíssimo porque 80% dos problemas de saúde são resolvidos na Atenção Básica”.

Grando também planeja criar programas piloto de bolsas estudantis e criar o pagamento de um adicional aos professores por mérito, de acordo com a avaliação de satisfação dos pais dos alunos.

Os princípios ideológicos do Novo incluem a não utilização do Fundo Partidário ou Eleitoral e, se eleito, o político deve abrir mão de 50% da verba de gabinete ou indenizatória, além de não fazer uso de benefícios e regalias inerentes ao cargo. Por conta disso, o partido segue em chapa pura na disputa à Prefeitura de Cuiabá.

Campanha
Por conta da pandemia, Grando observa que a campanha será muito diferente para todos os players, menos presencial e mais digital. “A campanha do novo já é feita assim desde 2016 quando começamos em cinco cidades com campanhas a vereador. Era bem mais online. Fazíamos bastante coisa de rua, mas em proporção bem menor, já que não usamos dinheiro nem do Fundo Eleitoral nem do Fundo Partidário”, comenta.

Perfil                                                      
Filiado ao Novo desde 2015, ele é formado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pós-graduando na Escola Austríaca de Economia. Grando também é consultor especializado em gestão, planejamento estratégico e vendas. Disputou um cargo eletivo pela primeira vez em 2018, de deputado federal, e recebeu 1.872 votos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet