Cuiabá, terça-feira, 07/05/2024
19:36:27
informe o texto

Notícias / Política

09/09/2020 às 15:47

Rede quer lançar candidatura própria ao Senado, mas não descarta apoio a outros candidatos

Presidente diz que dentre as possibilidades para encabeçar uma candidatura própria ao Senado, estão os nomes de Arthur e Sebastião

Eduarda Fernandes

Rede quer lançar candidatura própria ao Senado, mas não descarta apoio a outros candidatos

Eron Cabral

Foto: Reprodução

Com a convenção do PDT de Cuiabá marcada para este sábado (12), a Rede Sustentabilidade tem até esta data para fazer suas apostas, tanto na corrida pela Prefeitura da Capital, quanto para o Senado. Acontece que a Rede irá indicar o nome do candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo maestro Fabrício Carvalho (PDT). Contudo, sua convenção está marcada apenas para o próximo dia 15.

A dúvida paira porque apesar do policial rodoviário federal Arthur Nogueira ser o mais cotado, a Rede ainda não decidiu se irá apoiar algum nome ao Senado ou lançar candidatura própria. Caso opte por apoiar um player, está dividida entre Valdir Barranco (PT) e Euclides Ribeiro (Avante).

Por outro lado, se resolver lançar candidatura própria, e neste caso será em chapa pura, escolherá entre Arthur Nogueira, Sebastião Carlos e o presidente estadual da Rede, Eron Cabral.

Leia também - Rede deve indicar vice na chapa encabeçada por maestro à Prefeitura de Cuiabá

“Com o Barranco estamos conversando sobre a candidatura ao Senado, mas hoje, estamos com candidatura posta para o Senado. Estava entre Sebastião e Arthur Nogueira. Ainda estamos conversando”, comenta Eron, em entrevista ao Leiagora.

O presidente diz que dentre as possibilidades para encabeçar uma candidatura própria ao Senado, Arthur e Sebastião são os que mais se destacam porque já tiveram seus nomes testados nas urnas.

Arthur, que disputou o Governo do Estado em 2018, recebeu 24.689 votos, o equivalente a 1,72% do total, ficando em quarto lugar dentre os cinco candidatos. Sebastião, que no mesmo ano pleiteou vaga no Senado, recebeu 8,9 mil votos, ocupando a penúltima posição dentre os 11 candidatos.

“Se for em termos de conhecimento eleitoral tem os dois nomes que já foram testados na urna, mas tem outras pessoas no partido que ainda não foram testadas, mas têm base boa, são de qualidade”, comenta. Um desses que ainda não foram testados é o do próprio Eron, segundo o qual a cúpula nacional da Rede vê com bons olhos para encarar a disputa ao Senado.

Caso o partido decida lançar candidatura própria ao Senado, ao invés de apoiar Barranco ou Euclides, será em chapa pura. “Porque hoje não temos recurso e nem tempo para atrair algum partido”, reforça.

Cuiabá

Por hora, em acordo verbal, o que está pré-definido é que a Rede indicará o nome do candidato a vice-prefeito de Cuiabá na chapa do maestro Fabrício Carvalho. “Em Cuiabá fechamos uma aliança com o PDT para a prefeitura. Ainda estamos definindo os nomes, se será o meu ou do Arthur ou do Sebastião, ou mais alguém. Aí entra a questão do Senado. Estamos conversando com Barranco e Euclides Ribeiro, mas avaliando a possibilidade de uma candidatura própria”.

Eron esclarece que o PDT não impôs nomes, de modo que a Rede segue analisado o cenário para decidir quem irá encarar qual disputa. Neste caso, a preferência do diretório nacional, caso Arthur não ingresse na corrida pela vice-prefeitura, é por Eron.

Pedidos

Nas duas corridas, a Rede tem como bandeira a melhoria da econômica, enfrentamento aos barões do agronegócio e fomento das políticas sociais. “Hoje temos a questão da economia se concentrar nas mãos de poucas pessoas e pouco reflexo chega até a população de base. Então, é uma coisa que já temos debatido nas eleições anteriores. E essa aliança com o Fabrício tem essa confluência de ideias que contemplou ambos os lados. É uma candidatura propositiva, de debate de ideias, sem acordos políticos. E também foi importante a aliança nacional dos dois partidos”.

Convenção

O PDT de Cuiabá marcou sua convenção para este sábado (12). Deste modo, a Rede, que mesmo tendo marcado convenção para o próximo dia 15, tem somente até esta data para fazer suas escolhas.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet