Cuiabá, domingo, 28/04/2024
13:10:08
informe o texto

Notícias / Política

16/11/2020 às 14:30

Abstenções crescem, mas presidente do TRE considera resultado positivo

De acordo com a Justiça Eleitoral, número de abstenções é considerado padrão em um cenário de pandemia

Camilla Zeni

Abstenções crescem, mas presidente do TRE considera resultado positivo

Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

As eleições 2020, realizadas ainda durante uma pandemia, tiveram aumento do percentual de eleitores que se abstiveram de escolher os próximos representantes dos municípios e, no caso de Mato Grosso, de escolher um novo senador. Contudo, a avaliação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) é de que o saldo é positivo e dentro do esperado.

Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Mato Grosso a taxa de abstenções na eleição suplementar ao Senado, realizada nesse domingo (15), foi de 25,4%. Isso representa pouco mais de 589,3 mil eleitores que não compareçam às urnas. Ao todo, segundo a Justiça Eleitoral, o Estado tem 2.317.102 eleitores aptos a votar.

Já em relação à votação para a Prefeitura de Cuiabá, a taxa de abstenções foi de 22,01%, ou seja, dos 378.097 eleitores, pouco mais de 83,2 mil não compareceram às urnas. 

De acordo com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Gilberto Giraldelli, as porcentagens são consideradas positivas quando analisada a situação vivenciada atualmente. No caso, o magistrado se refere à pandemia da covid-19, que “paralisou” as atividades econômicas por pelo menos quatro meses.

O juiz auxiliar da propaganda do TRE-MT, Lídio Modesto, avaliou que o resultado está dentro do previsto. Segundo ele, em razão do adiamento das eleições, de outubro para novembro, e da retomada das atividades, a Justiça já analisava o comportamento social da população frente à pandemia.

“Já era esperado porque nós temos visto o comportamento social, de pessoas saindo de suas residências e praticando atos comuns do dia a dia, indo em lojas, padarias, farmácias, de maneira que sabíamos que não iriam deixar de votar sob alegação de ser afetado pela pandemia”, pontuou.

Brancos e nulos

Conforme o TSE, dos eleitores aptos a votar, 8,8% deles decidiram anular ou votar em branco na hora de eleger o próximo prefeito da Capital. Em números absolutos, foram 9.881 votos brancos e 16.169 nulos. 

Se forem considerados os eleitores que não votaram, anularam ou votaram em branco, o percentual de quem não escolheu um candidato para Cuiabá foi de 28,9%, o equivalente a 109.286 eleitores. O número é maior do que o total de votos recebidos pelos dois candidatos que foram para o segundo turno: Abílio Junior (Podemos) recebeu 90.631 votos e Emanuel Pinheiro recebeu 82.367, o que representa, respectivamente, 33,7% e 30,6% dos votos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet