Cuiabá, quinta-feira, 26/11/2020
19:17:32
informe o texto

Notícias / Política

22/11/2020 às 08:15

Vereadores já articulam Mesa Diretora e disputa fica entre aliados de Abílio e Emanuel

Diego Guimarães é nome mais cotado pelos aliados de Abílio, já Renivaldo e Adevair seriam os favoritos do grupo de base do prefeito.

Kamila Arruda

Vereadores já articulam Mesa Diretora e disputa fica entre aliados de Abílio e Emanuel

Foto: Assessoria

Passada a eleição municipal, as agremiações que garantiram vaga na Câmara de Cuiabá já começam a se articular para a eleição da Mesa Diretora que ocorre em 1º de janeiro, logo após a posse dos eleitos no pleito deste ano.

Apesar de ter perdido fortes aliados no último domingo (15), o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) ainda garante a maioria dos vereadores no Parlamento Municipal, e esse grupo já vem se articulando para emplacar o novo presidente do Legislativo Cuiabano.

Dos 15 vereadores governistas que disputaram a reeleição, apenas seis conseguiram garantir a permanência a Casa de Leis na próxima legislatura. 

No entanto, oito dos parlamentares novatos, que foram eleitos para exercer o primeiro mandato no próximo ano, integram partidos que fazem parte do arco de alianças em prol da continuidade atual administração municipal.

Desta forma, o PV, PP, PSB, PTB, PSDB, PSD, Republicanos e MDB já estão fechados e analisando o melhor nome para representar o grupo na disputa da Mesa Diretora. Entre os cotados estariam os veteranos Renivaldo Nascimento (PSDB) e Adevair Cabral (PTB).

Por outro lado, o grupo de oposição formado pelo Cidadania, Pros, Podemos, DEM, PDT e Solidariedade também estão de olho na disputa. O vereador Diego Guimarães (Cidadania) tem sido o mais cotado do grupo, tendo em vista a sua votação no pleito deste ano. O parlamentar garantiu a reeleição saindo como o vereador mais votado deste ano.

Porém, por hora, Diego tem negado interesse em disputar a Presidência da Câmara de Cuiabá. Outro aliado de Abílio, Dilemário Alencar (Podemos) disse que prefere passar a eleição para discutir o assunto. 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet