Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
14:38:38
informe o texto

Notícias / Política

01/01/2021 às 18:04

Com 18 votos, Juca do Guaraná é eleito presidente da Câmara; veja como cada um votou

Kamila Arruda e Camilla Zeni

Com 18 votos, Juca do Guaraná é eleito presidente da Câmara; veja como cada um votou

Foto: Câmara de Cuiabá

O vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), reeleito neste ano para exercer o seu terceiro mandato, foi eleito o novo presidente da Câmara de Cuiabá nesta sexta-feira (1º). O emedebista obteve o apoio de 18 parlamentares e venceu o grupo liderado pelo vereador Diego Guimarães (Cidadania), que representava os parlamentares de oposição na disputa pela vaga de chefe do Poder Legislativo de Cuiabá.

Durante a apresentação da chapa houve uma confusão na hora da leitura da ata que indicava uma chapa única na disputa. O erro logo foi corrigido por Diego, que presidia a sessão, por ter sido o mais votado. Além disso, Juca pediu dispensa da apresentação da chapa, por conta do adiantado da hora e por ter idosos acompanhando a sessão. Diego disse respeitar o pedido, mas indeferiu.

O emdebista chegou a pedir que abrissem mão da fala, mas Diego não acolheu o pedido e nomeou Michelly Alencar (DEM) para falar em nome da chapa da oposição. Ela era candidata a vice-presidente no grupo do parlamentar. Sendo assim, Juca voltou atrás e colocou Renivaldo Nascimento (PSDB), 1º vice-presidente de sua chapa, para falar.

Renivaldo, representante da chapa da situação, falou que apesar de alguns serem reconduzidos, é uma nova legislatura e todos estão recomeçando. Para ele, todos têm a mesma competência e obrigações, e que não há legislação diferente para homem ou mulher. Ele disse ainda que a escolha deve ser pensada para soluções e pra evitar situações que já começaram conflitantes antes da eleição. "Que possamos iniciar essa legislatura de forma muito tranquila e diferente da última", concluiu.

Michelly reconheceu que, como Renivaldo falou, a outra chapa já está praticamente eleita, mas que ainda assim defenderão sua posição. Disse que elaboraram uma carta à população. Nela, fala que o grupo investiu no diálogo com os vereadores eleitos para a eleição de uma mesa independente do Executivo.

"É evidente que o resultado eleitoral indica o descontentamento da população com as velhas práticas". Questionou se um único partido controla Executivo e a Câmara, como será o trabalho do Legislativo? Ela falou ainda de princípios: autonomia, aproximação da casa do Executivo e com o povo, defesa da vida do povo e reiterou que não tem a intenção de ofender ninguém.

O nome de Juca já havia sido referendado semanas atrás após intensa articulação nos bastidores. O parlamentar ainda contou com o apoio do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). O vereador disputava a cabeça de chapa com o vereador Marcrean Santos (PP) dentro do grupo situacionista. 

Juca acabou angariando o apoio da maioria e foi o escolhido para concorrer à presidência do Parlamento Municipal representando a base governista. 

Ainda integraram a Mesa Diretora no biênio 2021-2022 os vereadores Paulo Henrique (PV) como primeiro-secretário, Cezinha Nascimento (PSL) como segundo-secretário, Renivaldo Nascimento (PSDB) na primeira vice-presidência, e ainda Drº Luiz Fernando (Republicanos) na segunda vice-presidência.


A chapa encabeçada por Juca conta apenas com um veterano. Os demais integrantes assumiram uma cadeira no legislativo cuiabano pela primeira vez. 

Já a chapa derrotada, contava com Diego Guimarães na presidência, Michelly Alencar (DEM) como 1ª vice-presidente, Rodrigo Arruda de Sá (Cidadania) na 2ª vice-presidência, sargento Vidal (Pros) de 1º secretário e Dilemário Alencar (Podemos) como 2º secretário.

A eleição da Mesa Diretora foi realizada neste dia 1º de janeiro logo após a posse dos vereadores eleitos. 

Veja como cada um votou

Eleição da mesa
Chapa 1 - Juca
Chapa 2 - Diego

Como votaram
Adevair Cabral - chapa 1
Demilson Nogueira - chapa 1
Dídimo Vovo - chapa 1
Diego Guimarães - chapa 2
Dilemario Alencar - chapa 2
Edna Sampaio - chapa 2
Eduardo Magalhães - chapa 
Lilo - chapa 1
Chico 2000 - chapa 1
Pastor Jeferson - chapa 1
Sgto Joelson - chapa 1
Cezinha Nascimento - chapa 1
Sgto Vidal - chapa 2
Kassio Coelho - chapa 1
Juca do Guaraná - chapa 1
Dr Luiz Fernando - chapa 1
Tc Paccola - chapa 2
Marcrean dos Santos - chapa 1
Marcus Brito Jr - chapa 1
Mario Nadar - chapa 1 
Michelly Alencar - chapa 2
Paulo Henrique - chapa 1
Renivaldo Nascimento - chapa 1
Rodrigo de Sá - chapa 2
Wilson Kero Kero - chapa 1
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet