Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
06:36:17
informe o texto

Notícias / Política

27/02/2021 às 07:30

Mauro convoca reunião com prefeitos e cobra medidas enérgicas contra a pandemia: 'não tem jeito'

Após ação do MPE, governador enviou áudio para prefeitos, criticando aglomeração. Ele falou da baixa disponibilidade de UTIs e pediu medidas severas contra a covid-19

Camilla Zeni

Mauro convoca reunião com prefeitos e cobra medidas enérgicas contra a pandemia: 'não tem jeito'

Foto: Mayke Toscano/Secom

O governador Mauro Mendes (DEM) agendou para segunda-feira (1º) uma reunião com os 141 prefeitos de Mato Grosso, para decidirem as ações a serem tomadas diante do agravamento da pandemia da covid-19 no estado. 

O encontro, que será realizado de forma virtual, às 11h30, foi marcado após o Ministério Público de Mato Grosso (MPE) acionar a Justiça, nessa sexta-feira (26), para que os municípios de Cuiabá e Várzea Grande determinem medidas mais restritivas para a população, com o intuito de conter os avanços da doença. 

Em um áudio enviado aos prefeitos, Mauro ponderou que a pandemia se agravou nas últimas semanas e que será necessário adotar medidas mais enérgicas das que estão sendo adotadas nos municípios. 


Leia também - Dono de bar badalado, empresário Juninho do Edgare morre de covid-19

"Tá me deixando muito preocupado, e a todos nós. Temos que tomar decisão um pouco diferente daquilo que vinhamos fazendo nos últimos meses. Estava muito sob controle, mas lamentavelmente, está crescendo", comentou aos gestores. 

O governador afirmou respeitar determinadas categorias econômicas mas criticou a aglomeração da população, que se aproveita da autorização para o funcionamento de bares e restaurantes, além da autorização para eventos restritos, para descumprir a determinação de distanciamento social. 

Mauro ponderou que a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) superou 80% nesta semana, e que o Estado já não tem condições de abrir novos leitos, uma vez que faltam profissionais. 

"Não tem jeito. Nós teremos que tomar medidas diferentes senão teremos uma pandemia muito grave e se alastrando em consquências que todo mundo está vendo. A taxa de ocupação chegou a 80% e todo mundo está levando a vida como se nada estivesse acontecendo. Não podemos ter aglomerações. Termos que tomar medidas um pouco mais severas", disse, de forma assertiva. 

Segundo o chefe do Executivo, a situação do estado também deve ser discutida com representantes do Ministério Público, Poder Judiciário, Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas. Ainda, com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

O Tribunal de Justiça também vai realizar audiência na segunda-feira com representantes da região metropolitana, a pedido do MPE, para debater a necessidade de medidas restritivas na região.

Covid-19

De acordo com o último boletim informativo da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado no fim da tarde de sexta-feira (26), Mato Grosso já registrou 249.969 casos confirmados de covid-19, sendo 1,5 mil desses nas últimas 24 horas. Já o total de óbitos foi de 5.769. Entre os dias 25 e 26 foram registradas 22 mortes. 

A taxa de internação nas UTIs também está alta, ensejando alerta. Conforme o Estado, 83,7% dos leitos reservados para tratamento de covid-19 estão ocupados, o que simboliza 380 internações. Confira os dados completos aqui
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet