Cuiabá, domingo, 28/04/2024
22:44:35
informe o texto

Notícias / Judiciário

14/03/2021 às 17:00

Recém-nascida precisa, com urgência, de cirurgia para barrar necrose facial

Defensoria Pública de Mato Grosso conseguiu liminar que obriga Estado e município a evitarem o risco de morte, mas até agora, vaga com cirurgiões pediátricos não foi encontrada

Leiagora

Recém-nascida precisa, com urgência, de cirurgia para barrar necrose facial

Foto: Reprodução

A recém nascida M. V. M. R., 24 dias, precisa passar por cirurgia de urgência em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI) para reverter quadro grave de celulite, abscesso e necrose faciais e em parte do pescoço. Ela foi internada na quarta-feira (10) no Hospital Regional de Alta Floresta e, no sábado (13), a Defensoria Pública de Mato Grosso conseguiu liminar na Justiça que obriga o Estado e o município de Nova Canaã do Norte a evitarem o risco iminente de morte.

Porém, até o momento, a resposta da Central de Regulação do Estado é de que não há vaga. O defensor público que atua na comarca de Alta Floresta, Vinícius Hernandez, explica que o quadro da recém-nascida se agrava a cada minuto, pois o organismo dela não responde mais aos medicamentos usados pela equipe do Hospital Regional, para evitar o avanço da doença. 

Ele informa que no final da tarde de ontem a juíza plantonista da Primeira Vara de Fazenda Pública de Várzea Grande, Viviane Isernhagen, concedeu liminar diante da urgência e iminente risco de morte da bebê, cujo caso foi classificado pelos médicos como de prioridade máxima (vermelho), com necessidade de atendimento imediato.

A Juíza determinou a imediata transferência da recém-nascida para uma vaga de UTI Neonatal do Sistema Único de Saúde (SUS) de um hospital público ou de um privado que tenha convênio com o SUS e até o momento, as buscas por essa vaga continuam, sem sucesso.

“A situação da família se torna ainda mais grave e desesperadora quando analisamos a precariedade do sistema de saúde de Mato Grosso, que não tem leitos suficientes de UTI Neonatal. Onde esses leitos existem, encontramos o problema de falta de estrutura adequada e de profissionais. Com a pandemia, a gravidade da situação ficou pior, pois o que era ruim, se tornou insustentável”, avalia o defensor que está em contato permanente com a Central de Regulação.

Hernandez explica que uma vaga de UTI Neonatal foi localizada no município de Tangará da Serra, porém, o hospital não conta com equipe de cirurgiões pediátricos e que, desde ontem, ele não consegue retorno dos hospitais privados no envio de orçamentos, para que possa pleitear a vaga numa unidade particular.

O pai de M., Luiz Carlos Ruiz Júnior, 25 anos, apela a quem puder ajudar a salvar a vida de sua filha, que os ajude. “Desde ontem ela não está se alimentando, ela está muito mal. Os médicos dizem que ela precisa urgente tirar a parte necrosada da pele para que a bactéria que provocou isso, pare de avançar. Os exames dela estão todos alterados e estamos desesperados, quero muito salvar a vida da minha filha, mas não acham essa vaga. Eu apelo e peço, por favor, nos ajudem”.

Luiz, que faz aniversário hoje, informa que tem outro filho de 1 ano. “Minha filha está tomando os remédios mais fortes que eles têm aqui, mas não está adiantando, precisa urgente dessa cirurgia”.

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet